Sindilegis participa de ambientação de 44 novos servidores da Câmara dos Deputados

Nesta sexta-feira (29), os novos servidores da Câmara dos Deputados foram recepcionados pelo Sindilegis durante a ambientação que aconteceu no Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) da Câmara dos Deputados. O evento acontece para que os servidores conheçam as vantagens de filiação, além de todo o trabalho desenvolvido pelo Sindicato que representa a categoria. Os 44 novos servidores da Câmara ouviram do Secretário-Geral do Sindilegis, Márcio Costa, questões relacionadas à aposentadoria, a benefícios como a Odontolegis e a Consulegis, alguns pleitos de luta do Sindicato no Congresso Nacional e no Poder Judiciário, além de apresentar conquistas obtidas com esses trabalhos.

O reajuste salarial dos servidores da Câmara dos Deputados, publicado na mesma data da ambientação no Diário Oficial da União, foi uma das questões apresentadas por Márcio. Ele contextualizou os servidores sobre as diversidades enfrentadas pela Diretoria e as barreiras políticas e econômicas impostas pelo Governo. “Estamos nos reunindo com o Ministério do Planejamento desde 2015 e com muito empenho celebramos esse reajuste, pois nós que fazemos parte da atividade sindical sabemos o quanto ele foi suado e complexo. É preciso deixar isso claro: não foi fácil e não estava previamente acertado. Diante do panorama foi necessário conversar e negociar muito, já que este é, claramente, um momento complicado para fazer esse tipo de negociação”, explica o Secretário-Geral do Sindilegis.

O vice-presidente do Sindilegis para a Câmara dos Deputados, Paulo Cezar Alves (Paulinho), não pôde comparecer devido a impedimentos pessoais, mas em nome do Diretor Márcio Costa concedeu as boas vindas aos novos colegas e apresentou o foco do trabalho desenvolvido pela entidade há 27 anos. “Lutamos muito pela nomeação de cada um de vocês, e vamos continuar, tendo em vista que corremos um grande perigo de ter nossos setores prejudicados diante da não reposição dos cargos de aposentados”, enfatizou.

Na ocasião, os servidores conheceram melhor alguns benefícios concedidos pela entidade e esclareceram algumas dúvidas como, por exemplo, a porcentagem de contribuição para a filiação que é de 0,8% (independente do número de dependentes ou utilização dos benefícios), sendo no mínimo R$40 e no máximo R$140 para a filiação. Márcio lembra que o valor é irrisório diante dos benefícios. “Para quem não conhece a Odontolegis, aquela estrutura primorosa, eu os convido a conhecer. Só o que vocês gastariam com dentistas, advogados e o que recebem em descontos nas empresas conveniadas ultrapassa e muito o valor da contribuição. Além disso, e eu diria que o mais importante é filiar-se e tornar forte a categoria e quem a representa, os que lutam por ela”, destaca.

A nova analista legislativa da Câmara dos Deputados, Karla Juliana, concorda com a visão do diretor. Ela, que já sabia que o Sindilegis representava os servidores do Legislativo e do TCU, não perdeu tempo em filiar-se ao Sindilegis: “Eu já tenho isso comigo. Faz parte de mim. Acredito que o trabalhador necessita de uma representação sindical forte e atuante”, ressalta.

Para filiar-se

Para ter acesso aos benefícios, como Legis Club Brasil, Odontolegis, Consulegis e outros pleitos que o Sindilegis vem buscando atender diante das necessidades dos servidores públicos, basta preencher a ficha de filiação (clique aqui) e entregar em um dos postos de atendimento do Sindicato localizados nas Casas (Câmara, Senado e TCU).

Os endereços de entrega da ficha impressa e preenchida estão listados ao final do documento. O valor da filiação é calculado com base no vencimento líquido (0,8%), sendo o mínimo de R$ 40 e o teto de R$ 140. Mais informações: (61) 3214-7300.