Sindilegis prestigia lançamento de exposição sobre A Constituinte 1823 – Acervo Memíria do Mundo” na Câmara dos Deputados

Na manhã do dia 1º de dezembro, terça-feira, autoridades, servidores e familiares reuniram-se, no Salão Nobre do Congresso Nacional, para prestigiarem o lançamento da exposição “A Constituinte de 1823 – Acervo Memória do Mundo”, promovido pelo Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados e com patrocínio do Sindilegis.

A iniciativa visa divulgar os documentos do premiado acervo integrante do arquivo histórico da Casa. Juntamente com a exposição, também foi lançado dois outros produtos: a nova edição do inventário analítico da documentação da Constituinte e o site do arquivo histórico, com acesso e pesquisa online da versão digital dos documentos deste acervo, descrito em um software recomendado pelo Conselho Internacional de Arquivos.

Compuseram o dispositivo de abertura de lançamento dos produtos o diretor-geral da Câmara dos Deputados, Rômulo Mesquita; o diretor legislativo da Casa, Afrízio de Sousa Vieira Lima Filho; o diretor do Centro de Documentação e Informação (CDI), André Freire da Silva; e o diretor da coordenação de arquivos do CDI, Vanderlei Batista Santos.

Em sua fala, Rômulo Mesquita fez um agradecimento a todos os servidores do Centro de Documentação e Informação, e também aos da Consultoria Legislativa, pelo importante projeto desenvolvido em tornar possível a visualização e o acesso de todos os documentos gerados pela Assembleia-Geral Constituinte de 1823: “É um marco para nós porque significa eternizar a memória do poder Legislativo, é a memória do nosso povo. Isso não seria possível sem a participação de todos os envolvidos, parceiros e patrocinadores, além de todos os diretores que passaram por ambos os setores e que puderam deixar contribuições importantíssimas”.

O vice-presidente do Sindilegis para a Câmara dos Deputados, Paulo Cezar Alves, reafirmou o compromisso da entidade em apoiar eventos que ressaltam a importância do registro da memória para a consolidação de um país. “Estamos sempre abertos a apoiar e a patrocinar iniciativas que possam perpetuar a história que é feita diariamente nos corredores do Congresso Nacional”, avisou.

Saiba mais – Em 2013, o acervo da Assembleia Geral-Constituinte Legislativa do Império do Brasil, em 1823, devido a sua significância e importância nacional, foi iluminado pelo comitê da Unesco no Brasil como parte do programa Memória do Mundo, ação internacional que visa garantir a preservação e o acesso documental da humanidade.

Compartilhe:

Veja também: