Sindilegis prestigia sessão solene em celebração aos 130 anos do TCU

O Congresso Nacional realizou, nesta quarta-feira (15), sessão solene conjunta para celebrar os 130 anos de atuação do Tribunal de Contas da União. O requerimento para realização da sessão (REQ 1/2023) foi assinado pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), primeiro vice-presidente do Senado, e pelo deputado Hugo Motta (Republicanos-PB).

O Sindilegis marcou presença na sessão solene. Primeiro presidente oriundo do Tribunal de Contas em 34 anos da entidade, Alison Souza destacou a importância do órgão para a sociedade. “Celebrar os 130 anos do TCU é celebrar a história. É um orgulho podermos representar servidores tão competentes, qualificados e importantes para a nação”.

Além de Souza, estiveram também na sessão o ministro Bruno Dantas, presidente do TCU; o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal; o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto; o primeiro vice-presidente do Congresso Nacional, deputado Marcos Pereira; e o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Cezar Miola.

Na tribuna, Dantas trouxe números que refletem o impacto do trabalho do TCU no país. “Ao longo de sua história a Corte de Contas tem desempenhado um papel fundamental para garantir a fiscalização e a responsabilidade da coisa pública. A atuação do TCU, por exemplo, gerou ressarcimento ao erário de R$ 5 bilhões”, apontou. Além disso, complementou: “Nosso compromisso é com a transparência e a eficiência da gestão pública. Esse é o momento de refletirmos o passado e nos preparamos para o futuro. Que o Tribunal continue essa parceria com o Congresso Nacional em nome da ética, da transparência e da responsabilidade da gestão pública”.

Veneziano destacou a atuação do TCU num momento em que a democracia brasileira “vem sendo reiteradamente confrontada por minorias com pretensões efetivamente golpistas”. Para o parlamentar, a Corte de Contas é “um dos mais destacados guardiões da nossa democracia e da administração pública”.

A sessão solene também contou com a presença da secretária da Segecex, Ana Paula Sampaio; da Segepres, Frederico Carvalho; e da Segedam, Marcio Albuquerque.

Foto: Agência Senado

Compartilhe:

Veja também: