Sindilegis reforça a importância de atualização de dados durante recadastramento anual para servidores inativos e pensionistas do Senado

O Sindilegis reforça a importância do recadastramento anual obrigatório para servidores inativos e pensionistas do Senado Federal. O procedimento, que deve ser realizado até o fim do mês abril, é fundamental para garantir a continuidade do pagamento da aposentadoria ou pensão.

Este ano, o recadastramento pode ser feito de maneira virtual, por meio de uma parceria com a plataforma GOV.BR, do Governo Federal, e também por formulário que deve ser preenchido e enviado pelos Correios.

“Ninguém mais precisa vir ao Senado preencher o formulário e levar para reconhecimento de firma em cartório. Ficou muito mais fácil. Com o reconhecimento facial sua prova de vida vai estar cumprida”, explicou Gustavo Ponce de Leon, diretor da Secretaria de Gestão de Pessoas.

“Precisamos da colaboração de vocês para manter o nosso serviço eficiente. Endereço, e-mail e demais dados cadastrais devem estar sempre atualizados”, avaliou Ciro de Freitas Nunes, gestor do Núcleo de Atendimento da Secretaria de Gestão de Pessoas do Senado.

Confira o vídeo com Gustavo Ponce de Leon e Ciro de Freitas Nunes:

No dia 19 de abril, sexta-feira, a sede do Sindicato será palco de mais uma edição do Programa Reencontro. Durante o evento haverá uma explicação prática sobre como realizar o recadastramento obrigatório (prova de vida) por meio do aplicativo GOV.BR. Serão abordadas as mudanças no sistema de recadastramento, destacando a nova opção de realizá-lo online, e a alteração dos meses para março e abril de cada ano.

Os informes de rendimento para declaração do Imposto de Renda também estão disponíveis no GOV.BR. Por meio da plataforma, é possível acessar os comprovantes forma rápida, segura e gratuita.

Benefícios do recadastramento online:

• Praticidade: realizado no conforto de sua casa, através do aplicativo Gov.br, com apenas alguns cliques.
  • Agilidade: evita deslocamentos desnecessários e filas na Central do Servidor.
  • Segurança: validação da identidade através do reconhecimento facial, garantindo a confiabilidade do processo.

Outras opções de recadastramento:

Caso prefira realizar o recadastramento de maneira tradicional, basta solicitar o formulário à Coordenação de Benefícios Previdenciários (COBEP) do Senado, comparecer à Secretaria presencialmente munido de documento de identificação e encaminhar o formulário preenchido, assinado e com firma reconhecida por autenticidade à COBEP pelos Correios.

Qualquer dúvida, basta entrar em contato com o COBEP pelo número: 3303-2748