WhatsApp Image 2026-02-25 at 17.15.42 (1)

Sindilegis acompanha posse de nova diretoria e conselho fiscal do Instituto Rui Barbosa para o biênio 2026-2027

A nova Diretoria e o novo Conselho Fiscal do Instituto Rui Barbosa (IRB) tomaram posse nessa quarta-feira (25), em cerimônia realizada no Auditório do Condomínio ION, em Brasília (DF), para o biênio 2026–2027. O evento reuniu membros dos Tribunais de Contas, representantes de entidades do sistema de controle externo, autoridades e convidados.

O presidente do Sindilegis esteve presente na solenidade e acompanhou a transição da nova gestão, que assume com o compromisso de fortalecer o desenvolvimento institucional, ampliar a produção de conhecimento técnico e consolidar ações de capacitação e pesquisa.

Durante a cerimônia, os dirigentes empossados destacaram que o foco do novo biênio será a inovação, a qualificação técnica e a integração entre as instituições de controle. Também reafirmaram o compromisso com a ética, a transparência e o aprimoramento contínuo da administração pública.

Composição do IRB:

Presidente: Inaldo da Paixão Santos Araújo (TCE-BA)

Vice-presidentes (VPs) e Secretários:
VP de Relações Institucionais: Reginaldo Parnow (TCE-AP)
VP de Desenvolvimento Institucional: Ivan Bonilha (TCE-PR)
VP de Ensino, Pesquisa e Extensão: Edilberto Carlos Pontes Lima (TCE-CE)
VP de Auditoria: Cristiana de Castro Moraes (TCE-SP)
VP de Desenvolvimento e Políticas Públicas: Sebastião Helvecio Ramos de Castro (TCE-MG)
Primeiro Secretário: Luis Fabian Barbosa (TCE-AM)
Segundo Secretário: Valdomiro Távora (TCE-CE)
Tesoureiro: Elizabeth Picanço (TCE-AP)

Diretores:
Domingos Augusto Taufner (TCE-ES)
André Clemente Lara de Oliveira (TC-DF)
Fábio Túlio Filgueiras Nogueira (TCE-PB)
José Nei Alberton Ascari (TCE-SC)
Alexandre Postal (TCE-RS)

img20250723111419779

Sindilegis dá boas-vindas a novos servidores da Câmara dos Deputados durante cerimônia de posse

O Sindilegis esteve presente na cerimônia de posse dos 13 novos servidores da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (23), aprovados no concurso de 2023. O Sindicato foi representado pelo secretário-geral Paulo Cézar Alves; pelo vice-presidente da Casa, André Galvão; pelo diretor administrativo Helder Azevedo e pela diretora de aposentados e pensionistas Magda Helena.

O diretor André deu boas-vindas aos recém-empossados e destacou que a recomposição de servidores é uma das prioridades do Sindilegis: “Esta é uma pauta muito importante para o sindicato. O concurso público é uma prioridade. Nós nos esforçamos muito para que houvesse esse concurso para aumentar o número de efetivos da Câmara”. Ele ainda levou aos novos servidores a mensagem de que o associativismo na Casa é muito importante.

Já Magda expressou sua alegria ao ver os novos nomes na Câmara e colocou o Sindicato à disposição de todos. “O Sindilegis estende a mão a todos os servidores. Espero que sejam muito felizes na Câmara e que possam cuidar de milhões de brasileiros”, falou.

Durante o evento, representantes da Direção-Geral da Casa enfatizaram a importância da instituição e da capacidade técnica dos aprovados. “Hoje vocês passam a fazer parte de uma instituição onde a história do Brasil acontece”, afirmou a diretora-geral adjunta, Lucíola Calderari.

Tomaram posse nesta terça quatro contadores, três aprovados em contratação logística, dois médicos no trabalho, um aprovado em processo legislativo de gestão e três consultores legislativos.

WhatsApp Image 2025-06-12 at 17.27.40

José Ricardo Oriá Fernandes, filiado ao Sindilegis, agora é sócio honorário do IHGB

O filiado ao Sindilegis, consultor aposentado, historiador e advogado, José Ricardo Oriá Fernandes, tomou posse na última quarta-feira (11) como sócio honorário do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), uma das mais antigas academias científicas do país.

Oriá, também membro do Conselho Internacional de Museus (ICOM-BR) e integrante do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural (Ministério da Cultura/IPHAN), tem sua trajetória acadêmica e profissional marcada pelo compromisso com a preservação da memória nacional. Ele é o segundo filiado que participa do IHGB, acompanhando o consultor legislativo da Câmara dos Deputados José Theodoro Mascarenhas Menck, especialista em Direito Constitucional, que tomou posse como sócio correspondente do IHGB em 29 de maio.

O Sindilegis manifesta seu orgulho em ter dois filiados em uma das mais importantes instituições do país, o que representa o alto nível técnico e intelectual dos sindicalizados.

IHGB

Com sede na cidade do Rio de Janeiro, o IHGB é uma das mais antigas academias científicas do país, fundada no ano de 1838 e que tem como missão institucional promover e apoiar o produção do conhecimento sobre o país e sua sociedade nas áreas de História, Geografia e Ciências Sociais.

No decorrer de sua trajetória de quase duzentos anos, o IHGB contribuiu para a construção da memória nacional, pois tomou para si a tarefa de coligir documentos, indispensáveis à escrita da História. Assim, o Instituto possui no seu acervo uma verdadeira Brasiliana e conta também com um Museu Histórico, dotado de obras raras e objetos que ajudam a contar a história do país.

SLG0284_BANNERS_SITE_1920X1080_SLG0284_BANNERS_SITE_526X296_DOURADO

Diretoria do Sindilegis eleita para o triênio 2025-2028 é oficialmente empossada

Diplomação foi realizada no último sábado (15), mas solenidade aberta ao público acontece no na próxima terça-feira (25)

No último sábado, dia 15 de fevereiro, a nova diretoria eleita para o triênio 2025-2028 do Sindilegis foi oficialmente empossada. A cerimônia foi restrita ao colegiado e marcou o início de um novo ciclo de gestão. A solenidade simbólica acontece na próxima semana.

O Sindicato convida todos os filiados a prestigiar a solenidade de posse, que ocorrerá no dia 25 de fevereiro, a partir das 18h, no Salão Negro do Congresso Nacional. Esse é um momento importante para reforçar a união e a participação ativa de todos na construção de um sindicato forte e representativo.

A Diretoria Executiva é composta pelos seguintes membros:

  • Presidente: Alison Aparecido Martins de Souza (TCU)
  • Vice-Presidente para a Câmara dos Deputados: André Walter Queiroz Galvão
  • Vice-Presidente para o Senado Federal: Pedro Enéas Guimarães Coelho Mascarenhas
  • Vice-Presidente para o Tribunal de Contas da União: Reginaldo de Sousa Coutinho
  • Secretário-Geral: Paulo Cézar Alves
  • Diretor Administrativo: Helder Pinto Azevedo
  • Diretor Financeiro: Petrus Elesbão Lima da Silva
  • Diretor Jurídico: Fabio Fernando Moraes Fernandez
  • Diretora de Aposentados e Pensionistas: Magda Helena Tavares Chaves
  • Diretora de Comunicação Social: Elisa Bruno de Araújo
  • Diretor Interinstitucional: Eduardo Augusto Lopes
  • Diretor de Integração Regional: Evaldo José da Silva Araújo
  • Diretora de Educação e Cultura: Érica Jandira Ceolin Silva
  • Diretora Social e Esportiva: Mônica Gomes Ramos Bimbato
  • Diretora de Benefícios: Fátima Maria de Freitas Mosqueira
  • Diretor de Comissionados: Narciso Mori Júnior
  • Diretor de Assuntos Parlamentares: Allan Ribeiro de Castro

O Conselho Fiscal é composto pelos seguintes representantes:

  • Câmara dos Deputados: Magno Antonio Correia de Mello
  • Senado Federal: Otto Luiz Vilela do Nascimento
  • Tribunal de Contas da União: Sandra Elisabete Alves dos Santos

Além disso, a nova gestão conta com um Colégio de Representantes Estaduais, cujos membros representam os filiados nos estados.

ezgif.com-gif-maker-1 (1)

Diretoria da Ascade é reeleita e toma posse para o triênio 2022-2025

Na última quinta-feira, 21 de abril, em sessão realizada no centro de eventos da Ascade, a chapa “Atitude Positiva” foi empossada, com a participação de centenas de sócios, autoridades locais, representantes sindicais, do setor de clubes e convidados. As diretoras do Sindilegis, Magda Helena e Fátima Mosqueira, também compõem a diretoria da associação.

 

Membros da Diretoria e do Conselho Fiscal, eleitos por aclamação, em Assembleia Geral realizada no último dia 31 de março, tomaram posse para o triênio 2022-2025.

O presidente reeleito para a associação, Francisco Morais, agradeceu a presença de todos, destacou que serão mais três anos de muito trabalho, dedicação e ainda acrescentou que toda a diretoria está empenhada para concretizar as benfeitorias da entidade.

Segundo Morais, o próximo triênio promete ser de muitos desafios, conclusões de obras e a realização da tão sonhada sauna. O atual gestor destacou que a Ascade vive um momento ímpar e que um clube centenário como este precisa estar cada vez mais em destaque e continuar sendo referência na capital do país.

“Os últimos anos tem sido de muito trabalho e realização, com melhoria das instalações e construção de mais espaços de lazer, prática de esportes e entretenimento para os sócios e convidados. A Ascade é um lugar que trazemos os amigos e confraternizamos, nossa meta é contribuir para que ela possa perdurar por muito tempo, sempre crescendo e nos trazendo boas lembranças”, concluiu o presidente.

Com informações da Ascade.

alison-posse

Alison Souza, do TCU, toma posse como presidente do Sindilegis

“Nós, trabalhadores brasileiros, do setor público e da iniciativa privada, precisamos nos unir e conceber, com urgência, um projeto de nação que tenha como foco o desenvolvimento dos brasileiros, base do crescimento sustentável e do avanço civilizatório. O Sindilegis, pelo nível intelectual e cultural de seus filiados, deve liderar esse movimento”. Com essas palavras, o servidor do Tribunal de Contas da União Alison Souza assumiu a presidência da nova diretoria do Sindicato. É a primeira vez que um servidor do TCU assume o comando da instituição.

 

Novos membros da diretoria eleita para o quadriênio 2021-2025

A cerimônia de posse ocorreu na sede do Sindicato em Brasília. O evento foi restrito em razão da pandemia de Covid-19. Junto com Souza, tomaram posse servidores das três Casas. Na vice-presidência estão: Paulo Cezar Alves, para a Câmara dos Deputados; Antonio Vandir de Freitas Lima, para o Senado Federal; e Reginaldo Coutinho, para o TCU. A diretoria é formada por 12 diretores, nove suplentes, um secretário-geral, seis membros do Conselho Fiscal e 26 representantes regionais nos estados.

 

Petrus Elesbão deixa a presidência e assume diretoria de Benefícios

Petrus Elesbão, que deixa a presidência do Sindicato, fez um discurso repleto de gratidão e destacou a atuação da entidade em busca de transparência e modernização. “Nós assumimos o compromisso de tornar o Sindilegis o primeiro sindicato 5.0 do Brasil e seguimos com essa meta. O alicerce está pronto. Hoje eu só quero agradecer, agradecer e agradecer: aos dirigentes das Casas, aos diretores do Sindicato e aos colaboradores”, declarou. Elesbão continua a trajetória agora na diretoria de Benefícios.

 

Presente no evento, o ministro do TCU Augusto Nardes deixou uma mensagem de apoio ao novo presidente: “O Alison com toda a sua jovialidade e o seu carisma vai fazer uma grande gestão no maior sindicato deste país”, ensejou. Nardes enalteceu o trabalho de Petrus Elesbão à frente do Sindicato e destacou o perfil conciliador do dirigente. “Petrus fez um grande trabalho, unindo todo mundo com muita paciência, muito diálogo e muita capacidade de escutar as pessoas”, ressaltou.

 

A diretora-geral do Senado Federal, Ilana Trombka, também prestigiou a cerimônia de posse. Trombka saudou o novo presidente, Alison Souza, e agradeceu a parceria de Petrus Elesbão nos últimos quatro anos. “Eu desejo que a relação entre o Sindilegis e o Senado continue sendo profícua”, afirmou.

 

Nova Diretoria – A apresentação dos novos integrantes da Diretoria será realizada no próximo dia 22, pelo canal do Sindicato no YouTube, em horário a ser definido. Confira os nomes dos novos membros:

 

NOME FUNÇÃO
Alison Aparecido Martins de Souza Presidente
 Reginaldo de Sousa Coutinho Vice-presidente pelo TCU
Antônio Vandir de Freitas Lima Vice-presidente pelo Senado
Paulo Cezar Alves Vice-presidente pela Câmara
André Walter Queiroz Galvão Secretário-geral
Helder Pinto Azevedo Diretor Administrativo
Eduardo Augusto Lopes Diretor Financeiro
Fábio Fernando Moraes Fernandez Diretor Jurídico
Ogib Teixeira de Carvalho Filho Diretor de Aposentados e Pensionistas
Elisa Bruno de Araújo Diretora de Comunicação
Fátima Maria de Freitas Mosqueira Diretora Interinstitucional
Evaldo José da Silva Araújo Diretor de Integração Regional
Pedro Enéas Guimarães Coelho Mascarenhas Diretor de Educação e Cultura
Regis Soares Machado Diretor Social e Esportivo
Petrus Elesbão Lima da Silva Diretor de Benefícios
Narciso Mori Júnior Diretor de Comissionados
Magda Helena Tavares Chaves Diretora de Assuntos Parlamentares
Magno Antonio Correia de Mello Conselho Fiscal
Luiz Antônio Perácio Monteiro Conselho Fiscal
Wilson Maurício Paredes Ferreira Lima Conselho Fiscal

 

 

????????????????????????????????????

Sindilegis prestigia posse de 16 novos técnicos do TCU

O presidente do TCU, Ministro José Mucio, comemorou o ingresso dos servidores em um “órgão público, enxuto, que pertence a nenhum Governo. Vão-se os governos e vocês ficarão”, disse.

Na presença de autoridades do TCU, servidores, familiares e dirigentes de associações e do Sindilegis, 16 novos técnicos federais de Controle Externo do Tribunal, aprovados no concurso de 2015, tomaram posse nesta segunda-feira (18). Os servidores serão lotados em diferentes áreas.

O presidente do TCU, Ministro José Mucio, afirmou que o Tribunal é um “órgão de poucos amigos”. “Aqui temos a alegria do conforto, bom companheirismo, aprendizado. Saibam que vocês estão ingressando no melhor órgão do País – um órgão público, enxuto, que pertence a nenhum Governo”, celebrou.

A diretora do Sindicato Simone Barbosa prestigiou a posse dos novos colegas e enfatizou a importância da oxigenação do quadro de servidores da Casa: “É um momento para refletirmos sobre a constante necessidade de oxigenar nosso quadro com pessoas bem preparadas, capacitadas e que enfrentaram um dos concursos mais difíceis do País”, apontou.

O secretário-geral de Administração do TCU, Luiz Henrique Pochyly, destacou que os novos técnicos não devem se esquecer das responsabilidades e compromissos que se sobressaem aos benefícios de se tornar um servidor público: “Essas são as contrapartidas que são esperadas e exigidas de todos vocês”.

Aprovados ansiavam pelo momento da aprovação

Uma das integrantes do novo time de técnicos e já filiada ao Sindilegis, Celina Guerra, disse que, ao fazer as provas, os colegas não tentaram conquistar apenas a aprovação num concurso, mas fazer parte desta centenária instituição para realizar um sonho de trabalhar num lugar com valores e finalidades distintas: “Sempre foi um sonho fazer parte do TCU. Ficamos muito próximos das vagas imediatas em 2015, pensamos que iriam nos chamar mais rápido”, disse.

A técnica federal conta que o trabalho para conquistar a nomeação foi intensificado nesse ano com várias tratativas realizadas com o secretário-geral de Administração do TCU e a secretária de Gestão de Pessoas.

O apoio dos servidores e de outras associações do TCU também foi fundamental para a Celina: “Temos que agradecer o trabalho do presidente da UNA-TCU e coordenador do Sindilegis, Wilson Figueiredo, pelo apoio que nos deu nas reuniões da comissão”, lembra.

IMG_0771 (1)

Sindilegis dá as boas-vindas aos novos técnicos do Tribunal de Contas da União

Treze servidores recém-empossados serão lotados na Segedam

Buscando a reposição do quadro funcional do Tribunal de Contas da União e a constante melhoria dos trabalhos, 13 novos técnicos federais de Controle Externo, aprovados no concurso de 2015, tomaram posse na última quinta-feira (6), na presença de autoridades da Casa e dirigentes do Sindilegis.

Os servidores foram lotados na Segedam (Secretaria de Administração do TCU), em departamentos variados. Recebidos de abraços abertos, o Sindilegis proporcionou um almoço de boas-vindas aos novos colegas e marcaram presença na cerimônia de posse.

“É mais do que importante, é crucial essa oxigenação que os novos servidores conseguem dar ao Tribunal. São pessoas bem preparadas, capacitadas e que enfrentaram um dos concursos mais difíceis do País para trabalhar em prol do cidadão”, apontou Paulo Martins, vice-presidente do Sindilegis. Os diretores Alison Souza e Simone Barbosa também estiveram presentes.

Após o curso de formação, oferecido pelo Instituto Serzedello Corrêa (ISC), os técnicos já começam os trabalhos nesta sexta-feira (7), de forma a ambientá-los à realidade do Tribunal. “Estão mais do que prontos para exercer as funções que a sociedade e a Casa esperam deles”, afirmou Maria das Graças da Silva Duarte de Abreu, do Serviço de Coordenação Executiva de Ações Educacionais.

Fotos: Secom/TCU