simplificou

Câmara e Senado lançam portal com tramitação unificada de propostas legislativas

Projeto Simplificou se propõe a facilitar o acompanhamento do processo legislativo e apresentá-lo de forma integrada e descomplicada

Acompanhar o processo legislativo ficou ainda mais fácil graças ao lançamento de um novo portal construído em parceria entre a Câmara dos Deputados e o Senado Federal: o Simplificou. A nova página, inaugurada na tarde desta sexta-feira (28), é mais um passo do Congresso Nacional para facilitar o monitoramento da população às propostas bicamerais, aquelas que precisam ser avaliadas tanto pelos deputados, quanto pelos senadores.

No modelo anterior, as casas usavam nomenclaturas diferentes, mas desde 2019 unificaram a numeração de Projetos de Lei, Propostas de Emenda à Constituição e Projetos de Decreto Legislativo. Também foram padronizadas as siglas que designam cada um desses textos na Câmara e no Senado. Dessa forma, os projetos terão a mesma designação durante toda a sua tramitação pelo Congresso Nacional.

O Simplificou também apresenta novos recursos, como a possibilidade de verificar o status de todas as matérias, inclusive daquelas que já tenham finalizado a tramitação, mas aguardam sanção ou veto do presidente da República. Outra novidade é o Glossário Legislativo, que viabiliza mais transparência e o pleno acesso do cidadão ao processo legislativo federal.

A identificação das matérias é composta por sigla, número e ano, que serão usados ao longo de todo o processo. As proposições serão sequenciadas por numerador único, que fornecerá à Casa iniciadora o próximo número da sequência da proposição. Terão séries anuais: as Propostas de Emenda à Constituição (PECs); os Projetos de Lei Complementar (PLPs); os Projetos de Lei Ordinária (PLs); e os Projetos de Decreto Legislativo (PDLs).

É importante ressaltar que a mudança impacta apenas as proposições bicamerais. Medidas Provisórias, por exemplo, não sofrerão qualquer alteração porque são competência do Congresso Nacional; assim como não serão modificadas proposições unicamerais, tais como: resolução, ofício, mensagem e requerimento.

LegisTech

Conferência reúne 23 Parlamentos do mundo para debater transformação digital

Casas vão compartilhar experiências dos projetos de deliberação remota que permitiram funcionamento do processo legislativo durante pandemia

O Dia Internacional da Democracia é celebrado nesta terça-feira, 15 de setembro. A data foi escolhida pela Bússola Tech para promover um evento digital global a fim de reconhecer o trabalho das diferentes Casas legislativas durante este período de transformação digital em seu processo legislativo. O LegisTech For Democracy vai reunir, pela primeira vez na história, representantes de 23 Parlamentos de diferentes países para compartilhar experiências do uso da tecnologia para a prestação de serviços públicos. Servidores das Casas vão contar como implementaram projetos de deliberação remota que os ajudaram a manter o funcionamento do Legislativo durante a pandemia de Covid-19. O LegisTech vai apresentar ideias inovadoras de países como Brasil, África do Sul, Canadá, Chile, Espanha, Estados Unidos, Equador, Israel, México, Reino Unido e Ucrânia, entre outros.

“Liderança Política na Transformação Legislativa Digital” é o tema do primeiro painel. Andy Williamson, da União Inter Parlamentar; Catarina Corrêa, da Patri; e Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho, do Senado Federal são os painelistas. O debate será conduzido por Luís Kimaid, CEO da Bússola Tech.

Outro painel vai discutir “Transformação Legislativa Digital e Sistemas de Deliberação Remota”. Os participantes são Luís Kimaid, CEO da Bússola Tech; Mark Stodder, presidente da Xcential Legislative Technologies; Patricia Almeida, diretora da Coordenação de Inovação e Estratégia Digital da Câmara dos Deputados; e Victoria Alsina, da Univerdade de Harvard. O moderador do debate será Fábio Almeida Lopes, conselheiro da Bússola Tech.

O vice-presidente do Sindilegis Alison Souza participará da abertura do evento e destacou que o parlamento brasileiro foi pioneiro na realização de sessões virtuais completas, com discussão e votação. “O Congresso brasileiro inspirou o mundo todo graças ao brilhante trabalho dos servidores da Câmara e do Senado”.

A conferência, que conta com o apoio do Sindicato, será realizada nos dias 15 e 18 de setembro. O encontro é gratuito e terá tradução simultânea dos mais diversos idiomas para o português.

As inscrições podem ser feitas por meio do link: https://br.legistechfordemocracy.co/