Um jovem de 28 anos com alma irrequieta

Por entre fotos e jornais é possível recordar o nascimento de uma das maiores entidades de classe do Brasil. As imagens em escala de cinza registram o forte impacto que causou o nascimento, no dia 06 de outubro de 1988, do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e Tribunal de Contas da União.

O cenário não era salutar, muito menos confortável. Toda população vinha de momentos de muita repressão, provenientes da ditatura militar, e carregava, apesar do assombro dos anos de chumbo, muita vontade de buscar o novo, de fazer diferente, de ver o sol brilhar mais uma vez.

O Sindilegis nasceu de forma tímida. Aqueles servidores mais ousados, que tinham muita vontade de lutar, decidiram se reunir em uma pequena sala e esquematizar o surgimento do Sindicato, sem se darem conta de que estavam criando aquele que se tornaria referência em lutas, trabalho e conquistas.

A filosofia que permeou o surgimento do Sindilegis se perpetuou. Alicerçada no ideal de garantia de direitos e benefícios para os servidores e para a sociedade, o Sindicato pavimentou o caminho e vem pautando suas ações até hoje. Aos 28 anos de idade, o Sindilegis ainda preserva uma alma jovial e busca, em suas propostas, apresentar o novo, avançar em questões sociais e garantir que o trabalho dos servidores represente os anseios de todo País.

O Sindilegis então se tornou um campo efervescente de ideias.  É de dentro dessa entidade que surgem temas e discussões que impactam diretamente a vida dos servidores públicos de todo Brasil. Temas como teletrabalho, aposentadoria, meio ambiente e sustentabilidade são diariamente discutidos e soluções são apresentadas às Mesas Diretoras das Casas Legislativas que o Sindilegis representa.

A maturidade adquirida com os anos de luta fez o Sindilegis aprimorar relações e hoje é um verdadeiro campo democrático para discussão de ideias e valores. A entidade também carrega uma consciência coletiva e buscar conciliar, em suas demandas, a adoção de práticas que garantam o desenvolvimento do Brasil.

O aniversário do Sindilegis não é apenas uma data comemorativa, mas remonta a um marco histórico para o País. Oficialmente, ele é o primeiro sindicato de servidores públicos do Brasil, tendo sido criado apenas um dia após a promulgação da Carta Magna de 88.  Para os servidores do Legislativo, essa data anuncia a criação de uma entidade articulada, que deu um novo ânimo àqueles que estavam sem esperança no amanhã.

A irrequietude com os problemas ainda é marca registrada do Sindilegis. Em constante transformação e aprendizado, o Sindicato sabe exatamente onde está e aonde quer chegar. Muito mais que um Sindicato, essa entidade, que nasceu da inconformidade de alguns, hoje é uma verdadeira guardiã dos direitos dos servidores e da democracia e tem orgulho de carregar em seu slogan aquilo que faz com maior prazer que é estar: “A Serviço do Brasil”. Parabéns a todos nós!

Diretoria do Sindilegis