XIII Mostra de Talentos: portas abertas para arte e cultura no TCU

Quem se depara com os servidores do TCU desempenhando as atividades burocráticas de forma tão profissional e séria não imagina que por trás de toda compostura há uma veia artística que pulsa latente. E é durante a Mostra de Talentos, realizada anualmente, que os servidores têm a oportunidade de mostrar seus dons além do trabalho no Tribunal.

Este ano o evento aconteceu no dia 18 de novembro e, mais uma vez, trouxe grandes surpresas para o público. Revelações na música, fotografia, pintura e escultura fizeram com que os espectadores ficassem deslumbrados ao saber que o colega de setor, ou até mesmo de sala, tem uma desenvoltura tão grande para o lado artístico.

Durante a abertura do evento, o presidente do TCU, ministro Augusto Nardes, ressaltou que é graças à capacidade dos servidores que o Tribunal é nacionalmente reconhecido por sua competência técnica e declarou sua alegria por estes funcionários também desenvolverem aptidões em outras áreas.

“É uma instituição que possui artistas e pessoas sérias, que mostram os caminhos para o Brasil. Além de fazerem este papel, agora vamos assistir à expressão deles através da arte e da criatividade que Deus deu para cada um de nós”, pontuou.

A Mostra de Talentos já existe há 15 anos. Iniciada pela Secretaria de Recursos Humanos do TCU, o evento tinha como objetivo integrar os servidores numa espécie de confraternização. A mostra foi ganhando corpo e vida e hoje já é um dos momentos mais aguardados do ano. Nesta edição, a mostra homenageou o artista plástico Glênio Bianchetti, um dos fundadores da Universidade de Brasília (UnB).

Para o vice-presidente do Sindilegis para o TCU, Eduardo Dodd, o Sindicato apoia este tipo de iniciativa desde a sua criação por acreditar que o estímulo aos talentos artísticos é um mecanismo para se alcançar também um bom desempenho nas áreas técnicas exercidas dentro do Tribunal.

“A arte não envolve apenas talento, mas também muito esforço, dedicação e persistência. Acho que também existe um componente, digamos assim, divino. Algo que recebemos como uma dádiva. O Sindilegis não poderia deixar de patrocinar este evento. É uma satisfação muito grande”, assegurou.

O presidente da Auditar, Leonel Munhoz, fez questão de lembrar que a atividade desempenhada dentro do TCU é apenas um, dentre vários segmentos da vida dos servidores. Para ele, o incentivo que o Tribunal dá à arte representa algo bastante significativo.

“É um momento de renovação das energias, porque vemos que o Tribunal se importa com as outras áreas da nossa vida e isso faz com que tenhamos mais certeza de que realmente trabalhamos na melhor instituição pública do país”, enalteceu.

O diretor administrativo da ASAP-TCU, João Erismá, também ressaltou a importância do TCU apoiar esse tipo de iniciativa. Para ele, o Tribunal é a melhor Casa do serviço público.

Servidores Talentosos

Na abertura do evento, diversas bandas tocaram os mais variados ritmos, do pop à MPB, passando pelo rock, forró e gospel – agradando todos os públicos. O estagiário da Secretaria de Comunicação do TCU, Vinícius de Oliveira, levou a Banda Oceana, da qual ele é vocalista, para realizar apresentação. Segundo ele, apesar de estar receoso da aceitação do público, por eles tocarem pop rock, o resultado foi bem positivo.

“Nosso estilo é um pouco diferente e por isso ficamos com receio de causar estranheza, mas o pessoal reagiu muito bem, acompanhou, cantou junto, foi muito legal. Foi um dos melhores eventos que tocamos até agora”, declarou.

Lucio Cardial Jacomini, auditor do TCU, vocalista e sanfonista da banda Xote do Asfalto, tocou pela primeira vez na Mostra de Talentos e se sentiu realizado com a recepção da plateia. Eles, que iniciaram o grupo sem grandes pretensões, arrancaram aplausos do público e colocaram os servidores para dançar.

“Quando ingressei no TCU tive a felicidade de entrar em uma secretaria onde havia uma banda completa. Sempre nos churrascos e eventos de confraternização com o pessoal do trabalho, fazíamos essa brincadeira. Ano que vem provavelmente iremos tocar novamente”, afirmou entusiasmado.

O triangulista da banda Xote do Asfalto, Vladimir Assis, também assegurou que foi gratificante participar do evento.  “Antes de ir ao palco você tem aquela ansiedade, por não saber qual será a recepção do público. Como ninguém é profissional e está tocando apenas para se divertir, fica sempre com dúvida e ansiedade. Mas quando o público responde bem, isso dá uma satisfação muito grande e dá vontade de se apresentar outras vezes em outras mostras”, ressaltou.

Paralelo às apresentações musicais, a Mostra de Talentos também deu início às exposições de fotos, esculturas, desenhos e pinturas no Espaço Cultural Marcantonio Vilaça. O servidor Anselmo Loschi Bessa é um dos expositores e, este ano, decidiu se aprimorar e mostrar para o público esculturas em barro. Segundo ele, a mostra é uma oportunidade única no ano para revelar outro lado do servidor do TCU.

“Já participei da Mostra de Talento com outro tipo de trabalho. É super saudável estrar nesse projeto. Trabalhamos aqui o ano inteiro, convive com as pessoas e o ambiente é mais sério. Então há momentos que precisa dar uma ‘quebrada’, para ter uma relação mais humana com as pessoas. O que me move a participar é isso”, frisou.

A mostra também abriu uma porta para quem, pela primeira vez, teve a oportunidade de mostrar seu trabalho. É o caso do jardineiro terceirizado do TCU João Goulart de Souza, que desenha desde os seis anos, mas nunca tinha exposto suas obras. “Resolvi mostrar o meu talento, minha arte e meu trabalho. Tenho muito tempo de carreira e aprendi a desenhar o paisagismo, urbanismo e vários lados da arte. E agora estou aqui expondo para outras pessoas”, disse.

A visitação às obras dos servidores vai até o dia 19 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. A entrada é franca. Para mais informações e agendamento de visitas em grupo basta entrar em contato pelos telefones 3316-5221 e 3316-5074.