Com apoio do Sindilegis, Senado inaugura a primeira Feira Orgânica

Imagine ter a oportunidade de comprar produtos frescos, saborosos e nutritivos sem sair do trabalho? Pois isso acaba de se tornar realidade no Senado Federal. Nesta terça-feira (21), o Programa Senado Verde inaugurou a 1ª Feira Orgânica da Casa, que acontecerá todas as terças-feiras, das 8h30 às 13h, em frente ao Espaço do Servidor.

O Sindilegis apoia a iniciativa e colaborou com a compra de sacolas recicláveis – ecobags –, para auxiliar os servidores no momento das compras de hortaliças, legumes e frutas livres de agrotóxicos, que estarão à venda e à disposição por preços acessíveis e com o acompanhamento de uma nutricionista. A Feira faz parte das programações do Mês do Meio Ambiente e foi proposta como uma das ações do Plano de Gestão de Logística Sustentável da Casa.

O coordenador do Programa, Pérsio Henrique Barroso, está empolgado com a iniciativa: “Temos inúmeros motivos para incentivar o consumo de produtos orgânicos, entre eles, oferecer opções de escolhas mais saudáveis de alimentação aos servidores e gerar economia a pequenos produtores rurais. Além disso, essa iniciativa não seria possível sem a participação da Diretoria-Adjunta do Senado, do Programa de Qualidade de Vida e, claro, do Sindilegis, grande parceiro das nossas ideias”.

O vice-presidente do Sindilegis para o Senado Federal, Petrus Elesbão, comentou sobre o patrocínio da entidade em programas dessa natureza, salientando que o Sindicato sempre apoiará atividades que visem o bem-estar do servidor. “São iniciativas assim que transformam o nosso dia a dia para melhor e tenho certeza de que a Feira Orgânica agradará bastante a todos os servidores”, observou.

Naturais e saborosos

Os produtos são ofertados pela Associação Brasileira para Agricultura Orgânica (Agro-orgânica), vencedora de licitação. E as sacolas ecobags são confeccionadas por mães de alunos de baixa renda do Distrito Federal que participam do Instituto Amigos do Vôlei pelo Programa Modelando a Vida.

O diretor financeiro da Agro-orgânica, Manoel Rosa, é um dos produtores mais antigos de orgânicos e faz a produção na própria chácara, desde 1999. “A nossa filosofia é vender para os clientes produtos que sejam, ao mesmo tempo, saborosos, saudáveis e acessíveis. A Câmara quer que nós façamos a Feira lá também, mas iremos, primeiro, estruturar a do Senado, para podermos expandi-la aos outros órgãos”.

Gisélia Ferreira, que trabalha há 15 anos no Senado, adorou a iniciativa da Feira e a qualidade dos produtos. “Achei muito bacana a criação desta Feira, principalmente pelo fato dela se tornar algo permanente por aqui. Comprei algumas caixas de morango e fiquei impressionada com o sabor e o preço delas”, elogiou.

O que é o produto orgânico? – Todo produto, animal ou vegetal, obtido sem a utilização de produtos químicos ou de hormônios sintéticos que favoreçam o seu crescimento de forma não natural é considerado orgânico. O solo é a base do trabalho orgânico.

No caso do vegetal, o solo deixa de ser um mero suporte para a planta, tornando-se sua fonte de nutrição – livre de produtos agrotóxicos, pesticidas, adubos químicos ou sementes transgênicas. No caso dos animais, sua criação é feita sem o uso de hormônios de crescimento, anabolizantes ou outras drogas como os antibióticos.

A grande vantagem disso, além da produção de alimentos mais saudáveis e naturais, é que, com a preservação do solo, que fica mais fértil e livre de toxicidades, a produção orgânica permite um manejo sustentável do meio ambiente de forma equilibrada, facilitando a preservação e a harmonia de todos os elementos da natureza entre si e garantindo a saúde do homem.

Feira de trocas – Já na sexta-feira (24), no mesmo local, o Programa vai realizar outra feira, desta vez, a de troca de objetos. A participação dos servidores será fundamental. “Queremos incentivar a economia solidária e a convivência entre os colegas. Por exemplo: um livro que você leu e gostou, mas do qual não precisa mais pode ser de grande utilidade para outra pessoa. Aqui, podemos trocar produtos diversos: CDs, DVDs, livros, roupas, acessórios, entre outras coisas”, lembra Pérsio.