Diretores do Sindilegis prestam esclarecimentos a servidores aposentados

Em reunião durante Programa de Preparação para Aposentadoria, dirigentes do Sindicato falaram sobre GD, URV dos técnicos e plano de carreira complementar

Uma política estabelecida pela Diretoria do Sindilegis é estar presente junto aos servidores e filiados em todos os grandes momentos de mudança – seja no ingresso na carreira ou na aposentadoria. Por isso, os representantes do Sindicato para o Tribunal de Contas da União estiveram presentes no Programa de Preparação para Aposentadoria, nesta terça-feira (23), a fim de sanar as principais dúvidas dos servidores e oferecer apoio nesta fase de transição da vida.

O vice-presidente do Sindilegis para o TCU, Eduardo Dodd, o diretor administrativo Dario Corsatto, o diretor de comunicação Márcio Hudson, o diretor social e esportivo Alison Souza, e a diretora de integração regional Simone Barbosa compareceram ao curso e prestaram esclarecimentos sobre a Gratificação de Desempenho (GD) dos aposentados, URV dos Técnicos, plano de carreira complementar e outras demandas.

Dodd explicou que atualmente o TCU tem vivenciado um período de muita escassez de recursos. Por isso uma estratégia adotada pelo Tribunal em parceria com as entidades foi contemplar a GD dos Aposentados via projeto de lei, no plano de carreira complementar. O vice-presidente assegurou que essa é a demanda prioritária do plano.

O diretor administrativo do Sindilegis reafirmou a posição do vice-presidente, explicando que a Secretaria de Orçamento Federal tem negado sistematicamente qualquer demanda de pessoal, não só o Tribunal, mas de todos os órgãos, por isso a inclusão da GD no plano de carreira.

“Existe um acordo entre todas as entidades de que a prioridade total dentro do plano de carreira complementar é a GD dos aposentados”, ratificou o diretor.

Corsatto também falou sobre a disponibilidade do Sindilegis e das demais entidades representativas dos servidores do TCU em beneficiar os técnicos da Casa. Ele informou que, no plano de carreira complementar, houve uma grande preocupação em atender esse segmento e o Sindicato também tem batalhado para o pagamento da URV, após a vitória da aprovação.

Sobre a URV dos Técnicos, a diretora de integração Regional afirmou haver o comprometimento da Presidência do TCU com o pagamento.  “Tudo que tiver vai ser convertido para pagar a URV dos Técnicos ainda este ano”, assegurou.

Os diretores também falaram sobre o andamento do plano de carreira, que está em tramitação na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP). Apesar do cenário eleitoral, que dificulta qualquer tramitação do projeto, os dirigentes estão otimistas com a aprovação dela na próxima legislatura.