Júlio Marcelo e Rainério Rodrigues recebem Prêmio Alfredo Valladão em cerimônia no TCU

O Procurador do Ministério Público de Contas, Júlio Marcelo de Oliveira, e o Auditor do TCU, Rainério Rodrigues Leite, receberam, nesta segunda-feira (13), os diplomas referentes ao terceiro e segundo lugar no Prêmio Alfredo Valladão de Zelo pela Coisa Pública, conferido pela Auditar a cidadãos ou entidades que tenham se destacado no combate à corrupção. As comendas foram entregues pelo presidente da Auditar (que também é vice-presidente do Sindilegis) Paulo Martins e por Regis Machado (vice-presidente da Auditar), em cerimônia realizada no TCU. O evento contou com a presença do Ministro Benjamin Zymler e dos Procuradores do MPjTCU Sérgio Caribé e Rodrigo Medeiros de Lima.

é um prazer inenarrável estar aqui hoje, entre tantos rostos amigos, parceiros, que elegeram o controle externo e o combate à corrupção como ofício de suas vidas, afirmou o presidente da Auditar. Paulo Martins disse ainda que o compromisso, a coragem e a determinação de Sergio Moro, Júlio Marcelo e Rainério Rodrigues inspiram e fortalecem os servidores, enquanto cidadãos e agentes públicos: Cada um, a sua maneira, legou aos Auditores, ao TCU e a todos os brasileiros o exemplo cristalino de zelo pela Coisa Pública, conduta ética e postura cidadã, além de suas significativas contribuições individuais no combate à corrupção.

é um prêmio de muito valor, porque deflui da vontade dos Auditores do TCU. Foram muito justas as homenagens ao Juiz Sergio Moro, ao amigo Procurador Júlio Marcelo e ao Rainério, que já foi Secretário-Geral de Controle Externo e Secretário-Geral da Presidência. A escolha mostra que o grupo de Auditores do Tribunal tem uma percepção exata da realidade brasileira, asseverou o Ministro Benjamin Zymler.

Quero agradecer primeiramente a todos os colegas auditores do TCU que me honraram de forma tão generosa com a entrega dessa importante comenda da Auditar, que é uma instituição que tive a honra de integrar também como auditor deste Tribunal. Receber o reconhecimento desses colegas para mim é motivo de muita alegria, afirmou Júlio Marcelo de Oliveira.

O procurador disse acreditar no controle externo como vetor de transformação do País. A Constituição foi bastante generosa com as competências dadas ao controle externo. Cabe a nís saber explorar essas possiblidades normativas e levar a atuação das nossas instituições ao limite. Ao limite das nossas forças dentro do limite que a Constituição estabelece, defendeu.

Rainério Rodrigues enalteceu o trabalho desenvolvido pelos Auditores do TCU e disse receber o prêmio em nome de todos os colaboradores da Casa: Sem eles, de forma alguma, eu estaria aqui, porque não teria feito nada. Vejam que nís estamos figurando ao lado do Poder Judiciário, do Ministério Público. E aqui está o controle externo sendo reconhecido entre eles, afirmou o Auditor, ex-Secretário-Geral de Controle Externo e atual Secretário-Geral da Presidência do TCU.

Para Sérgio Caribé, o prêmio mostra a preocupação que a Auditar tem com os grandes temas nacionais. Ao reconhecer essas personalidades, a entidade sinaliza para a sociedade a visão que tem de País, de boa gestão pública, do padrão de conduta que agentes públicos devem guardar e acaba sendo um referencial, defendeu o Procurador.

O reconhecimento do trabalho que as pessoas fazem na administração pública para uma melhor governança é sempre muito bem-vindo e reflete em todos os servidores. é um estímulo para a nossa atuação e uma felicidade ver esse reconhecimento a colegas tão merecedores quanto o Júlio e o Rainério, que tem feito um trabalho tão especial aqui no Tribunal”, elogiou o Procurador Rodrigo Medeiros de Lima.

Sergio Moro – Candidato mais votado, o Juiz Federal Sergio Moro recebeu o troféu de primeiro lugar na última segunda-feira (6), em solenidade realizada na prípria 13Ìâå» Vara Federal de Curitiba.

“Agradeço ao Auditor Paulo Martins, estendendo meus cumprimentos e agradecimentos a toda a classe por essa honraria. Não sí pelo prêmio, em si, mas pelo fato de que o TCU, em especial os Auditores, tem contribuído como írgão auxiliar nessas apurações na chamada Operação Lava Jato. Fico ainda mais honrado por esse motivo, por estar tratando com pessoas que estão auxiliando o trabalho da Justiça, destacou Sergio Moro.

Prêmio Alfredo Valladão – A comenda, que leva o nome do Ministro do TCU Alfredo de Vilhena Valladão, foi criada pela Auditar em 1990 e reinstituído em 2016 – 23 anos apís a sua última edição – pelos atuais presidente e vice da associação, Paulo Martins e Regis Machado. O objetivo, segundo Martins, é estimular novos cidadãos e entidades a se engajarem na luta pela criação de uma identidade nacional caracterizada pela integridade e pela intolerância com a corrupção sob todas as formas.

O processo de seleção dos vencedores ocorreu em dois turnos: a indicação, por cada Auditor e demais agentes do TCU (Ministros, Procuradores, técnicos, auxiliares e ocupantes de cargos em comissão), de até três nomes de sua livre escolha como eventuais candidatos ao prêmio; e a votação em um dos seis candidatos mais indicados na etapa anterior. O Procurador do Ministério Público Federal Deltan Dallagnol, o Departamento de Polícia Federal e o Senador Reguffe também estavam entre os seis finalistas ao prêmio.

Nunca foi tão importante coroar as boas práticas e valores como no momento em que vivemos atualmente, enquanto crimes hediondos e escândalos de corrupção estampam diariamente as capas dos jornais. Reinstituir o Prêmio Alfredo Valladão é mais uma forma de mostrar que vale a pena ser correto, íntegro, e dar o melhor de si pelo País, defendeu Regis Machado.