Novos membros da Funpresp tomam posse

Durante manhã e tarde da última segunda-feira (16), o diretor-presidente da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp), Ricardo Pena, recebeu o secretário-geral do Sindilegis e Conselheiro Fiscal da Fundação eleito, Márcio Costa, além de membros do Comitê de Acompanhamento ao Plano do LegisPrev, para que eles tomassem posse de seus respectivos cargos.

O secretário-geral do Sindilegis, Márcio Costa, tomou posse pela manhã na sede da Fundação e ressaltou a importância que a Funpresp exerce na vida dos servidores do Legislativo. “Gostaria de agradecer a todos que confiaram em nós para as vagas de conselheiro fiscal da chapa e informo que este é o início de uma tarefa que deve ser realizada com muita governança e transparência, por se tratar de um trabalho sério. Estamos cuidando da vida dos servidores”, disse.

Ainda segundo Márcio Costa, as pessoas têm, atualmente, uma sobrevida muito grande após a aposentadoria. Elas acreditam que esse recurso, que está sendo poupado e investido agora, poderá render uma vida melhor no futuro.  “Não estamos aqui na Fundação em nosso nome, e sim das entidades que nos apoiaram. Entro aqui, hoje, como conselheiro com toda motivação, como se fosse um único dia de mandato, mas daqui a quatro anos, com certeza terei a mesma motivação de hoje”, completou.  Márcio explicou também que o novo Conselho entrou na Funpresp para melhorar a governança, para mostrar transparência ao participante e zelar pelo patrimônio, investimentos e fiscalizar.

De acordo com Rodrigo Moreira, que assume como membro do Comitê de Assessoramento Técnico do Legislativo, o intuito é fazer um bom trabalho na Fundação, implementar boas práticas de governança corporativa e fazer algumas mudanças necessárias para que haja mais adesões dos servidores públicos. “O Conselho é o órgão que faz o controle social do Fundo, então tem um papel importantíssimo dentro do processo e, principalmente, porque temos no Comitê membros do Legislativo que tem interesse também na sua própria aposentadoria”, revelou.

Já para Paulo Martins, que assume como membro titular no Comitê do Legislativo e do TCU, a cobrança da posse demonstra que as entidades representativas dos servidores estão atentas aos seus direitos. “Não estamos aqui sozinhos, mas com respaldo dos participantes e num ato conjunto. Estamos aqui para representar os interesses de cada um deles”, contou. Ele afirmou ainda que a partir de agora haverá uma gestão compartilhada com os participantes, o que é muito importante para todo fundo de previdência. “Isso reforçará a credibilidade do próprio fundo e gerar mais transparência e adesões”, pontuou.

Reuniões

A posse aconteceu após intensa pressão dos membros eleitos para os Conselhos Fiscais e Deliberativos. O grupo se reuniu durante vários dias com representantes do governo para pedir urgência na posse, após uma demanda levada pelos representantes eleitos, em especial os escolhidos para o Conselho Fiscal, em virtude da necessidade de aprovação do relatório anual financeiro, que deverá feita, por lei, até o dia 31 de março. A reunião já foi agendada para o dia 20 de março com todos os novos membros do Conselho.