O Sindilegis presta homenagem a todos os pais da Câmara, do Senado e do TCU!

Uma herança muito valiosa

Cupertino, o pai, já fez sua história no Senado Federal. Agora, chegou a vez da filha

“Quando entrei no Senado, via pessoas que se lembravam dele com carinho. Acho que ele fez um bom trabalho quando esteve aqui”. A fala de Silvia Andrea Cupertino, Consultora Legislativa do Senado Federal, é referente ao pai, Francisco Cupertino, que foi servidor da Casa por 35 anos. A filha inicia a carreira neste ano.

Silvia sempre teve vontade de prestar concurso para ingressar no Senado. Como a prova é muito disputada, ela trabalhou em outros locais até ser aprovada no certame em 2011. “Meu pai sempre incentivou os filhos a estudar para concurso público e, como eu tinha o exemplo em casa, decidi seguir”, conta, complementando que acompanhar a vida de Francisco no serviço público e ouvi-lo sempre elogiando a Casa Legislativa fizeram a diferença.

Francisco Cupertino também prestou concurso público, mas em 1972, assumindo o cargo no ano seguinte. Ele se aposentou como Assistente Legislativo após completar o tempo de serviço. Para ele, ficaram apenas sentimentos bons da Casa que por tanto tempo serviu.

“Fui muito feliz no tempo de trabalho e amealhei muitas amizades, sendo sempre tratado com respeito e consideração. Por isto muitas vezes sinto saudades. Trabalhar no Senado Federal foi uma experiência enriquecedora no crescimento pessoal e profissional”, declara.

A filha segue agora no Senado Federal com esforço, dedicação e constância, assim como Francisco, e pretende continuar acompanhando os valores ensinados pelo pai. “Vi uma pessoa que se esforçou e já sabia da história e da trajetória dele, que envolve todos estes valores. Ele já tinha trilhado esse caminho e podia me orientar melhor”, explica Silvia.

Para o pai, os momentos de expectativa para a aprovação da filha valeram a pena. “Agora, estamos comemorando e tenho a certeza de que ela terá a mesma experiência positiva que eu. Anelo que ela seja tão feliz quanto fui”, desejou. Para a filha, segue o sentimento de agradecimento. “Devo tudo ao meu pai, ele é um grande exemplo, uma pessoa muito íntegra. Graças a ele e a minha mãe, eu e meus irmãos temos tudo o que temos hoje. Acho que se não fosse o meu pai, não estaria aonde estou hoje”, finalizou.

O Sindilegis deseja um feliz Dia dos Pais aos servidores do Senado. Muito além de filhos, somos todos admiradores desse grande amor traduzido em educação.

E para conferir a reportagem exclusiva em homenagem ao Dia dos Pais no Senado clique aqui e assista à matéria da TV Legis!