Observação Eleitoral na América Latina é tema de debate na próxima quinta-feira (23) na Câmara

No próximo dia 23 de novembro, a Câmara dos Deputados sediará o II Encontro sobre Observação Eleitoral, focado no tema “Ciclo eleitoral 2022/2023 na América Latina”. O evento acontecerá das 13h30 às 18h30 no Plenário 6, sendo uma iniciativa conjunta da Consultoria Legislativa e da Associação de Consultores Legislativos e de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados (Aslegis). Aberto ao público e sem necessidade de inscrição prévia, o encontro também será transmitido ao vivo pelo canal da Câmara no YouTube.

O propósito da reunião é analisar a dinâmica das eleições latino-americanas recentes, explorando as tendências e projeções para o futuro político da região, com base nos pleitos ocorridos entre 2022 e 2023.

Os painéis de discussão contarão com a presença de Alexandre Andreatta, diretor-executivo do Observatório Eleitoral do Parlamento do Mercosul, formado em Relações Internacionais e mestre em Ciência Política, que coordena as missões de observação eleitoral na América Latina para o Parlamento do Mercosul. Também participarão Sandra Cureeau, ex-subprocuradora-geral da república e ex-vice-procuradora-geral eleitoral (2009-2013), Marcela Machado, doutora em Ciência Política e professora no Instituto de Ciência Política da UnB, e Márcio Nuno Rabat, doutor em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense e consultor legislativo em Ciência Política da Câmara.

A moderação será feita por Lia Rodrigues Lopes, psiquiatra do Departamento de Atenção à Saúde da Câmara dos Deputados, reconhecida por sua análise crítica das interseções entre realidades sociais e processos de trabalho e individuais. A diretora do Sindilegis, Elisa Bruno, também participará das discussões.

Saiba mais:

II Encontro sobre Observação Eleitoral na América Latina: Ciclo Eleitoral 2022-2023

Data: 23 de novembro

Horário: 13h30 às 18h30

Local: Plenário 6 das Comissões

Transmissão: canal da Câmara no YouTube (https://www.youtube.com/camaradosdeputadosoficial)