Policiais legislativos federais participam de debate com o Sindilegis

Durante encontro promovido pelo Sindilegis na quarta-feira (1), os recém-empossados policiais legislativos federais da Câmara dos Deputados debateram com dirigentes a respeito das atividades desenvolvidas pelo Sindicato, os benefícios e as bandeiras que estão na pauta para melhorias no plano de carreira dos servidores.

Na abertura do debate, o vice-presidente do Sindilegis para a Câmara, Paulo Cezar Alves (Paulinho), lembrou um pouco a história de lutas pelos policias ao longo dos anos. “Passamos por muitas dificuldades. Não havia na época um salário alto, mas todos competiam pelas gratificações. Tínhamos 7mil funcionários e aproximadamente 800 gratificações. Quem ganhava isso era rei, quem não tinha ganhava muito pouco”, afirmou. Paulinho ainda enfatizou o crescimento do Sindilegis e as diversas formas de representação desde a sua criação. “Quando criamos o Sindicato, o primeiro ano foi extremamente difícil. Tivemos que fazer um panelaço para sermos ouvidos pela direção da Casa. Invadimos o Salão Verde e alguns colegas tiveram que responder inquérito administrativo. Hoje, com o fortalecimento do Sindicato, temos voz ativa dentro das três Casas, tanto que conseguimos chegar ao ápice, com um dos maiores salários do serviço público”, disse.

Ao ser indagado por um policial sobre a disparidade dos salários da Câmara em relação ao Senado, Paulinho apontou divergências nas gratificações. “O salário é igual, mas as gratificações são maiores. Estamos buscando a correção. No último plano de carreira, tentamos ficar próximos deste patamar de igualdade”, concluiu.

A isonomia salarial também foi levantada pelo secretário-geral do Sindilegis, Márcio Costa. Segundo ele, esta é a principal preocupação de todas as categorias. “Várias entidades entregaram propostas aos três principais candidatos à Presidente da República, solicitando isonomia em relação ao Poder Legislativo. Isto só é feito porque as entidades sindicais têm mérito”, respondeu.

O coordenador jurídico do Sindicato junto à Câmara, Suprecílio Barros, reafirmou o papel dos representantes do Sindilegis para os servidores. “Eu busco demanda para vocês. Nenhum dirigente recebe algum salário dentro do Sindicato. Quem está aqui luta pela bandeira de todos os servidores. Se por ventura houver insatisfação, isso faz parte do processo democrático. Não deixem de fazer parte deste Sindicato, e mais, montem futuramente suas chapas e concorram. Vocês são o futuro do Sindilegis”, enfatizou.

Ao final do encontro, Márcio Costa se lembrou da importância da defesa de um fundo complementar para uma aposentadoria digna aos servidores recém-empossados. “Os novos servidores serão beneficiados com a Funpresp, para evitar receber somente o limite do INSS ao se aposentar”, comentou Costa.

No entanto, o secretário afirmou o compromisso da entidade com os servidores enquadrados no regime de aposentadoria anterior, tais como militares, policiais legislativos e egressos dos serviços públicos dos Estados e empresas públicas. “Defenderemos o regime jurídico anterior. Este é o nosso compromisso, com nossa assessoria jurídica, para garantir este direito que é lícito e certo”, concluiu.