Prodasen realiza festa julina para servidores e familiares

Tanto a comida quanto a organização são preparadas pelos próprios servidores. Não faltaram comida típica, barraquinhas e música ao vivo!

Muita comida típica, bandeirolas, barraquinhas, música ao vivo. Tudo isso e muito mais não faltaram na já tradicional festa julina realizada pelo Prodasen, na tarde desta sexta-feira (11), que contou com o apoio habitual do Sindilegis. Na ocasião, servidores deixaram a correria do dia a dia e o estresse do trabalho para aproveitarem um momento de confraternização entre todos os presentes, bem como para curtirem todos os quitutes da festa. Detalhe: são eles mesmos que produzem toda a comida e organização!

O vice-presidente do Sindilegis para o Senado, Petrus Elesbão, representou a entidade no evento e elogiou toda a estrutura da festa. “O Sindicato sempre faz questão de colaborar para o congraçamento da categoria do Senado. Não poderíamos deixar de estar presente, portanto, em um evento de um órgão tão importante e respeitado como o Prodasen, considerado o cérebro de toda a instituição. Para nós é sempre uma honra”, enalteceu.

Não faltaram quitutes tradicionais do São João: pamonha, curau, pé de moleque, caldo. Além da música ao vivo, que embalou os servidores, os mesmos também participaram de um bingo, cujo prêmio foi patrocinado pelo Sindilegis e doado a uma instituição de caridade. A iniciativa também partiu do Sindicato.

O diretor do Prodasen, Victor Guimarães Vieira, afirma que é muito gratificante poder ver os colegas se divertindo em um momento tão diferente: eles estão dentro do ambiente de trabalho, mas não a trabalho. “O intuito é a gente agregar, interagir, divertir e curtir o momento do São João. A ideia é juntar as equipes formadas pelos servidores, na qual cada uma constrói sua própria barraca, produz sua comida e distribui para os colegas para compartilhar. A parte da comida e da organização a gente recebe o apoio do Sindilegis, da Associação dos Servidores do Prodasen (ASCIP), mas a contribuição é também de todos os servidores, para que a gente consiga distribuir todo o conjunto de opções sem custos na hora, sem precisar pagar nada”, relatou.

Integração

O servidor do Prodasen há 42 anos Edward Cattete Pinheiro explicou que a festa quebra um pouco o clima sério e compenetrado em que os servidores estão habituados no cotidiano, oferecendo momentos de confraternização e lazer. “O ambiente de trabalho é sempre muito sério, sisudo. Estes eventos servem para que possamos promover um relacionamento maior entre os servidores, especialmente neste momento que temos muitos colegas novos”, avisou.

Aposentar-se não significa manter distância do ambiente de trabalho. O atual presidente da Associação dos Servidores do Prodasen – Ascip, Leopoldo Torelly, é a prova disso: servidor aposentado há dois anos, trabalhou 38 anos na Casa e elogiou a estrutura da festa de 2014. “A cada ano percebo que a organização se supera. Esta festa é uma excelente oportunidade de congraçamento, porque o Senado é uma instituição gigante, e o Prodasen, por ser separado, acaba ficando mais distante da Casa em si”, explicou.

O analista legislativo em informática Edward de Oliveira Ribeiro já é servidor há quatro anos, mas esta é a primeira vez em que participa da festa julina no Prodasen. Segundo ele, o ambiente é propício para que os colegas possam interagir e conversar sobre assuntos que não envolvam, principalmente, questões do trabalho.

“A festa está muito boa, principalmente porque é a primeira vez em que participo. Está tudo muito agradável, em um ambiente bem descontraído e é bom poder conversar com os colegas sobre outros assuntos que não seja informática”, ressaltou.