Programa criado pelo Senado prepara servidores para aposentadoria

A palavra aposentadoria ainda é temida por muitos membros do serviço público. Enquanto alguns enxergam essa etapa como uma forma de descanso, de aproveitar a vida, curtir mais a família e fazer viagens que não tiveram oportunidade, outros consideram este momento como um dos mais delicados de toda sua trajetória profissional e pessoal. Como se preparar para este momento? De que forma ter uma aposentadoria saudável? É possível ser ativo durante a aposentadoria?

Estas e outras perguntas são respondidas pelo Programa de Preparação para a Aposentadoria (PPA), através do curso Caminhos para a Aposentadoria, criado pelo Senado Federal, por meio do Serviço de Qualidade de Vida e Reabilitação Funcional (SEQVR).

A psicóloga Lúcia Cristina Pimentel, integrante do Programa, relata que a aposentadoria não pode ser levada como sinônimo de inatividade, pois esta é uma visão notadamente defasada. “Se a aposentadoria será ou não uma inatividade é uma escolha de cada um. Ela poderá ser bem inativa, se o sujeito assim desejar. A realização de um curso de preparação para a aposentadoria poderá ajudar a criar uma nova cultura e/ou modificar a cultura existente”, comenta.

O curso Caminhos para a Aposentadoria começou dia 27 de fevereiro e segue até o dia 27 de março, sempre às sextas-feiras, na sede da Associação dos Servidores do Senado Federal (ASSEFE), das 09h às 16h. O presidente da Associação, Petrus Elesbão, apoia a iniciativa. “Devemos ponderar que esta decisão de aposentar-se envolve diversos fatores, como familiares, afetivos, sociais e econômicos. Desta forma, a Assefe enxerga como primordial a necessidade do servidor reorganizar sua vida, seu tempo e o seu convívio, por isso cedemos o espaço para as reuniões”, disse.

O PPA promove uma série de reflexões sobre esse momento de passagem, além de fornecer informações úteis sobre a saúde, educação financeira, empreendedorismo, mudanças no corpo, necessidades nutricionais e sexualidade. “De posse dessas informações, o servidor passa a ter consciência das mudanças que ocorrerão, vivenciando período pós-aposentadoria com menos angústia e ansiedade, abrindo as portas para projetos futuros”, relata Lúcia Pimentel.

O PPA é destinado aos servidores efetivos, com indicação de aposentadoria por invalidez, e aos que estejam em processo de aposentadoria – de 1 a 3 anos do período que antecede a aposentadoria -, ou aqueles que desejam participar deste Programa a qualquer momento. Em 2015 haverá apenas essa edição do programa. A previsão é de que o curso aconteça pelo menos uma vez por ano.

Conteúdo

Em sua grade de programação, o curso será ministrado por especialistas, através de mesas redondas com aposentados que farão relatos de suas experiências, além de integração com pessoas que fazem atividades de voluntariado.

Além disso, as dinâmicas serão conduzidas por duas psicólogas do SEQVR, Ana Lívia Babadopulos e Lúcia Pimentel, no sentido de dar voz às expectativas, às angústias, projetos de vida, encontro consigo mesmo e os próprios anseios e planos.

Por fim, uma discussão sobre filme Confissões de Schmidt, que explora vários aspectos da aposentadoria (financeiro, mudanças na vida familiar, dependência emocional, amizade/círculo social, etc), também estão na agenda.

 

Compartilhe:

Veja também: