Servidor do Senado traz à luz discussão sobre orçamento público brasileiro

O analista de Orçamento e Planejamento do Ministério do Planejamento, Dalmo Palmeira, cedido ao Senado Federal, trouxe à mesa, nessa segunda-feira (10), uma discussão sobre a história do orçamento público brasileiro em programa da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), que foi transmitido pelo Youtube.

Na ocasião, Palmeira trouxe como convidado José Luiz Pagnussat, que é economista e professor universitário desde 1985, para discutir a questão do histórico do orçamento do País.

Segundo Pagnussat, o Brasil só começou a realizar planejamento e estruturar na elaboração de um orçamento voltado para resultados a partir de 1930: “De 30 a 80, nós tivemos um período em que o objetivo da ação governamental era promover o desenvolvimento econômico e tivemos um viés focado mais no planejamento do desenvolvimento econômico, com uma visão de futuro da industrialização de que o país seria rico se fosse industrializado”.

O vice-presidente do Sindilegis Paulo Cezar Alves louvou a iniciativa e afirmou que discussões como essa de fundamental importância para a sociedade. “É preciso que o cidadão entenda melhor como funciona as questões orçamentárias do país, afinal, é dever de todos acompanhar de que maneira o dinheiro público é investido no Brasil”.

Confira a entrevista na íntegra clicando aqui.