Sessão especial celebra os 60 anos da Gráfica do Senado Federal

No último dia 18 de agosto, não se via parlamentares nas cadeiras reservadas aos senadores da República. Os lugares foram ocupados por servidores da Secretaria de Editoração e Publicações do Senado Federal (Segraf), que acompanharam a sessão especial em celebração aos 60 anos história da Gráfica. O plenário da Casa Legislativa foi preenchido por uma atmosfera de reconhecimento e que ecoava gratidão e orgulho.

O evento foi uma homenagem à dedicação dos servidores da Gráfica do Senado Federal que, há anos, contribuem para a construção de uma democracia forte e transparente, por meio da impressão dos mais importantes documentos legislativos. Compuseram a mesa da Solenidade: o senador Paulo Paim (PT-R), a diretora-geral do Senado Federal, Ilana Trombka, o diretor da Segraf, Rafael Chervenski, Florian Madruga, presidente de honra da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), e Júlio Pedrosa, ex-diretor da Segraf.

O diretor do Sindilegis e servidor aposentado do Senado Federal, Petrus Elesbão, que serviu à Gráfica por muitos anos, fez questão de parabenizar e reconhecer o trabalho dos colegas. “A Gráfica do Senado é um patrimônio do Brasil. Ao longo de 60 anos, ela imprimiu documentos históricos e institucionais que ajudaram a construir e fortalecer a democracia brasileira”, afirmou Elesbão. “Os servidores da Gráfica são profissionais altamente qualificados e comprometidos com o seu trabalho. Eles são responsáveis por garantir que a população tenha acesso a informações de qualidade e confiáveis”, acrescentou.

Durante a sessão, o Senador Paulo Paim (PT-RS) fez questão de ressaltar o papel histórico da Gráfica do Senado Federal na construção e preservação do arcabouço legal do país. Além disso, Rafael Chervenski, diretor da Secretaria de Editoração e Publicações, destacou com orgulho a grandiosidade das realizações da Gráfica ao longo de seus 60 anos, mencionando que a instituição já imprimiu mais de seis milhões de exemplares da Constituição Federal e possui em seu catálogo mais de mil títulos publicados sob seu próprio selo editorial.

Por algumas horas, o Plenário se transformou na própria gráfica, sem as máquinas, mas com os regentes, verdadeiros responsáveis pela construção da história e que, certamente, continuarão a inspirar as gerações futuras a nutrirem o apreço pela democracia. A solenidade chegou ao fim ao som da música “A amizade é tudo”. O trecho da canção traduziu o sentimento que ecoa há seis décadas: “a caminhada é igual, seguindo a mesma direção. Pensando juntos, nós vamos além”.