Sindilegis comemora o alcance de metas estabelecidas pela categoria e bate recorde de filiações

Em 2021, o Sindilegis definiu metas e estratégias para buscar a recomposição salarial dos servidores do Legislativo Federal e do TCU, que, após anos sem reajuste nos vencimentos, acumularam perdas inflacionárias que ultrapassaram os 30%. Hoje, três anos depois, o Sindicato comemora os resultados do trabalho desenvolvido ao longo desse tempo.

A jornada para atingir esse objetivo foi desafiadora. Em 2022, a recomposição salarial de 19,25% para os servidores foi conquistada por lei específica de cada Casa. Além disso, no Senado, o Sindilegis atuou para garantir a implementação da avaliação de desempenho e seu consequente impacto no cálculo da gratificação de desempenho para os servidores do Senado Federal. Na Câmara dos Deputados, a articulação do Sindicato resultou na derrubada do veto nº 13/2010, o que permitiu o aperfeiçoamento dos critérios para o cálculo do Adicional de Especialização. No primeiro trimestre de 2024, o Sindicato alcançou a sanção da lei que criou o adicional de qualificação e especialização que será pago aos servidores do Tribunal de Contas da União.

O presidente Alison Souza afirmou que todas essas vitórias históricas, três delas aguardadas há mais de dez anos pelos servidores, só foram obtidas graças ao empenho, à dedicação e ao comprometimento da diretoria do Sindilegis e do seu corpo de funcionários. “Mas eu quero agradecer especialmente a você, servidor da Câmara, do Senado, do TCU, ativo, aposentado, pensionista, mais experiente, mais novo, pelo apoio que tem dado ao nosso trabalho”.

O presidente destacou que esse apoio tem se traduzido em filiação recorde no Sindilegis. Nos últimos doze meses mais de 1.100 servidores se filiaram ao Sindicato. Desse total, quase 600 somente nos primeiros três meses deste ano.