Sindilegis media painel que apresentou soluções para o combate ao assédio moral no ambiente de trabalho

Discutir soluções que identifiquem sintomas de um ambiente de trabalho adoecido e traga soluções para o fim do assédio moral. Esse foi o tema do painel “Assédio moral e as psicodinâmicas de trabalho adoecedoras: conhecer para combater”, que ocorreu durante o VIII Congresso Nacional da Conacate, nessa terça-feira (17), mediado pela diretora interinstitucional do Sindicato, Fátima Mosqueira.

A apresentação foi da palestrante Cyntia Ruiz, mestre em Direito do Trabalho, pesquisadora, professora e diretora regional do Sindicato dos Advogados do Estado de São Paulo, que alertou para o aumento das doenças mentais nos ambientes de trabalho e o papel da gestão em trazer soluções que combatam o adoecimento organizacional.

Ainda segundo Cinthia, é possível aferir se o ambiente de trabalho está adoecido devido a sintomas como exigências excessivas, falta de reconhecimento, conflitos interpessoais, ambiguidade de papel, falta de autonomia, insegurança e condições precárias.

Representante do Sindilegis no Conselho da Mulher-DF, Fátima Mosqueira afirmou que é necessário pensar políticas que garantam um ambiente de trabalho inclusivo e flexível principalmente a mulheres, que muitas vezes acumulam maternidade, trabalho e outros afazeres.

Sobre o VIII Congresso do Conacate
O Congresso acontece de 16 a 19 de outubro, no Auditório do Interlegis, em Brasília (DF), e tem como objetivo propiciar o debate de temas importantes para os servidores públicos e para a sociedade. Dentre os principais temas deste ano estão a “Aplicabilidade da Convenção 151 da OIT”, a “Prevenção e Combate ao Assédio” e a “Prevenção e Combate à Corrupção e a Lavagem de Dinheiro”.