Sindilegis premia iniciativas do Senado que trazem soluções tecnológicas para a Casa

Essa segunda-feira (13) já começou com boas iniciativas para os servidores do Senado Federal. Em sessão especial realizada no plenário da Casa, para celebrar o Dia da Educação Profissional e Tecnológica – comemorado em 23 de setembro – o Sindilegis entregou o prêmio de R$ 10 mil para os primeiros colocados da Jornada da Inovação 2023, projeto do Núcleo de Apoio à Inovação do Senado Federal (NaInova).

A solenidade foi requerida pelo senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), em que o parlamentar e o diretor de Educação e Cultura do Sindilegis, Pedro Mascarenhas, fizeram a entrega do prêmio aos vencedores nas duas categorias da Jornada da Inovação. A diretora de Assuntos Parlamentares do Sindicato, Magda Helena, também esteve presente abrilhantando o evento.

O desafio da Jornada de Inovação é uma das ações previstas pelo Sistema de Inovação e Empreendedorismo Corporativo, o SIEC, do Senado Federal, que visa estimular a participação dos colaboradores da Casa no desenvolvimento de soluções inovadoras, valorizando propostas que contribuam para a prestação de um serviço público de excelência. Nesta edição, o desafio teve como tema “200 anos e além”, em referência ao bicentenário do Senado a ser comemorado em 2024. Todos os colaboradores da organização, servidores efetivos, inativos, comissionados ou cedidos, terceirizados, voluntários, estagiários e menores aprendizes puderam participar. No total, foram reunidas 82 propostas em duas categorias: “APPrimora” e “Senado em Jogo”.

Todas as ideias foram analisadas pelo Núcleo de Apoio à Inovação, o NaInova, com apoio de um conselho consultivo, seguindo os critérios definidos em edital. De 3 de julho a 25 de agosto deste ano, os finalistas tiveram a oportunidade de aprimorar suas propostas, com suporte do NaInova, e do Prodasen. Nessa fase, foram realizadas entrevistas com usuários e as áreas de negócio impactadas. Ocorreu a construção de protótipos, experimentos com diversos públicos e também foi realizada uma mostra para que todos do Senado pudessem conhecer os protótipos das propostas finalistas. O vencedor de cada categoria recebeu o prêmio de R$ 10 mil, em um patrocínio do Sindilegis e da Alesfe.

APPrimora

O prêmio foi entregue aos vencedores das duas categorias do desafio de inovação. Na categoria “APPrimora”, o primeiro ficou com o lugar “PowerApp” para assessorar membros de comissão, de autoria do servidor Airton Luciano Aragão Junior, da Secretaria de Apoio à Comissão de Meio Ambiente. “O APPrimora visa a melhoria e a centralização de projetos de trabalho, garantindo autonomia aos assessores parlamentares das comissões da Casa. Inicialmente, o aplicativo será implementado na Comissão de Meio Ambiente para depois ser incorporado à rotina de outras unidades”, explica Airton.

Na ocasião, também foram entregues as menções honrosas ao aplicativo APPrimora, das mãos de Tancredi e Pedro Mascarenhas, aos colaboradores: Rafael de Castro, Matheus Antônio de Mesquita e Luiz Felipe Ferreira dos Reis.

Senado em Jogo

Já na modalidade ‘Senado em Jogo’, o ganhador foi o Democratia, o Jogo da Democracia, de Valter Rosa Júnior, colaborador da Assessoria Técnica da Secretaria de Comunicação. “Voltado para estudantes do ensino médio de 14 a 17 anos, o Democratia aborda o exercício da cidadania, da democracia e da história, além de contar com um quiz, centrado no papel e na atuação do Legislativo”, afirmou Valter. Além de Pedro Mascarenhas e do senador Marcos Pontes, o diretor administrativo da Alesfe, Luiz Alberto da Cunha Bustamante, e o diretor executivo de gestão do Senado, Márcio Tancredi, entregaram o prêmio a Valter.

Pontes afirmou que a solenidade foi de extrema importância, pois reconheceu a importância e a conscientização sobre a necessidade de investimentos e políticas públicas efetivas para o fortalecimento dessa modalidade do ensino técnico. “É dar oportunidade aos jovens, especialmente àqueles em condições de vulnerabilidade social, de realizarem sonhos, terem empregos, suas empresas, desenvolver atividades que vão transformar suas histórias e tirá-los de condições difíceis. Foi o que aconteceu comigo”.