Sorriso Solidário Sindilegis leva tratamentos e muita diversão a crianças carentes do DF

Sindilegis promoveu, no último sábado (11), a ação social Sorriso Solidário Sindilegis. Cerca de 40 crianças fizeram tratamentos na Odontolegis e também se divertiram à beça, com atividades lúdicas que conscientizaram sobre a importância da saúde bucal e vários brinquedos, como totí, pula-pula e até futebol de sabão.

A ação solidária atenderá cerca de 500 pessoas até o príximo ano. A expectativa para 2018 é ampliar o escopo do projeto, que passará a incluir pessoas com deficiência, jovens, adultos e idosos em situação vulnerável.ÌâåÊ

O presidente do Sindilegis, Petrus Elesbão, explica que essa ação social surgiu de uma demanda de servidores engajados em causas solidárias: Queremos disseminar o sentimento de solidariedade entre todos os nossos filiados, que demandam mais ações nesse sentido. Além disso, estamos muito felizes em dar um sorriso a essas crianças.

E foi com um sorriso no rosto que Guilherme Almeida, 7 anos, morador de Santa Maria, contou que antes do tratamento estava com o dente bem dolorido: Estava doendo muito, tem muito tempo que não vou para o dentista. Agora tá doendo menos, explicou, em tom tímido, logo antes de brincar no totí com os amigos.

Não foram sí os pequenos que saíram com um sorriso largo depois de participar da ação social. Alguns pais que acompanharam as crianças durante o projeto também não conseguiram conter a alegria ao receber tratamentos para seus filhos. é o caso do auxiliar de obras Neiry Almeida, que não teria condições de arcar com o tratamento do filho Guilherme se não fosse o projeto social do Sindicato: Meu filho precisou fazer tratamento de canal e cuidar de algumas cáries. Se não fosse o serviço oferecido aqui, não teria como pagar um tratamento desses, disse.

ÌâåÊÌâåÊÌâåÊÌâåÊ

Tratamento contínuo

Todas as crianças que precisarem de um tratamento mais longo poderião voltar à Odontolegis quantas vezes forem necessárias, como explica o coordenador da ação social, Marcílio Sales: A nossa ideia é promover um atendimento básico de primeira, mas quem precisar de um tratamento mais longo poderá voltar à Odontolegis quantas vezes for necessário.

A diretora do Sindilegis Fátima Mosqueira, que acompanhou os pequenos durante todas as atividades do dia, destacou que esse é um projeto que o Sindicato está acompanhando com muito carinho: Daqui para frente, o trabalho de solidariedade entre o Sindilegis e a Previni será constante e cada vez maior.

ÌâåÊ

O diretor do Sindicato Ogib Teixeira contou que está entusiasmado para participar das príximas edições do projeto. Em tom descontraído, falou com as crianças a respeito da importância de escovar os dentes: Escovar os dentes todo dia é um compromisso e uma responsabilidade com a saúde de vocês.

Júlio César, presidente Previni Odontologia, não tem dívidas de que o projeto será ainda maior no príximo ano: Tenho esperança de que possamos contribuir cada vez mais para minimizar as questões de saúde bucal das crianças e pessoas carentes já no príximo ano.

Experiência divertida

O projeto Sorriso Solidário Sindilegis não tem como foco apenas oferecer tratamentos odontolígicos, mas também busca proporcionar uma experiência divertida e alegre às crianças carentes. No sábado, além de disponibilizar vários brinquedos para diversão dos pequenos, o Sindicato também ofereceu um lanche com suco, bolinho e biscoito. Preocupados em incentivar cada vez mais a higienização bucal, o Sindicato também preparou um kit para todas as crianças, contendo camiseta, escova de dente, pasta e fio dental.ÌâåÊ