SOS Rio Grande do Sul: saiba como e onde doar

O Rio Grande do Sul enfrenta uma das piores enchentes de sua história, desencadeando uma mobilização nacional para ajudar as vítimas das chuvas. Neste momento, cada gesto de solidariedade faz diferença.

A Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou uma campanha de coleta de roupas, colchonetes, água potável e alimentos. Na tarde desta terça-feira (7), a diretoria do Sindilegis, em parceria com a Liga do Bem – grupo de voluntariado formado por colaboradores do Senado Federal –, esteve presente na base aérea da FAB para entregar parte das doações arrecadadas. Essas contribuições serão transportadas pela FAB até o estado.

O Sindilegis se integrou aos pontos de coleta de doações, que poderão ser entregues na sede localizada na 610 sul ou nos postos de atendimento na Câmara e no TCU.

Se você deseja contribuir, veja a seguir como e onde doar:

Sindilegis
O Sindilegis também está recebendo itens recomendados para doação pela Defesa Civil do RS (confira a lista completa clicando aqui), que podem ser entregues na sede do Sindicato (SGAS 610, conjunto C, módulo 70, Asa Sul – L2), bem como nos postos de atendimento localizados no Congresso e no TCU. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (61) 3214-7300.

A diretoria do Sindicato já entrou em contato com nossa representação no RS para averiguar se algum servidor da nossa base está precisando de algum auxílio. Agora, nossa equipe está ligando para cada um, individualmente, para confirmar se estão todos em segurança o tentar auxiliar no que for possível.

Liga do Bem
O Sindilegis também está apoiando a iniciativa da Liga do Bem para a arrecadação de cobertores. Cada unidade foi negociada a um preço acessível de R$ 20, e as doações podem ser feitas por meio da chave PIX: [email protected]. Quem preferir também pode entregar os cobertores diretamente nas caixas distribuídas pelo Senado ou na sede da Liga do Bem, localizada no prédio da Gráfica.

Outra forma de contribuir é trazer os cobertores para o Senado e depositar nas caixas distribuídas pela Casa ou na sede da Liga do Bem, localizada no prédio da Gráfica. O Sindilegis fez uma doação de 500 cobertores em nome de seus filiados. A meta é arrecadar 5 mil cobertores até esta quinta-feira (9). quando serão levados ao Rio Grande do Sul pela Força Aérea Brasileira.

Assista ao vídeo a seguir do diretor de comissionados, Narciso Mori Jr., e da coordenadora da Liga do Bem, Patrícia Seixas:

No dia 7 de maio, durante a sessão plenária, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, pediu a união de todo o Brasil em torno das necessidades urgentes do Rio Grande do Sul e destacou a iniciativa da Liga do Bem, que conta com o apoio de gabinetes dos senadores do RS, Paulo Paim, Hamilton Mourão e Luis Carlos Heinze, bem como das torcidas organizadas do Grêmio e do Inter, do CTG, do Samba da Tia Zélia e do Shopping Pátio Brasil. Confira o vídeo a seguir:

CD Cidadania
Produtos e doações em dinheiro são bem-vindos. Os pontos de coleta do Comitê da Ação e da Cidadania (CD-Cidadania) – grupo de voluntários da Câmara dos Deputados – estão localizados nas portarias dos anexos I, II e III da Câmara, guarita do estacionamento do anexo IV, hall de entrada do Cefor e no prédio do CEAM/SIA.

Podem ser doadas roupas, inclusive íntimas; calçados; toalhas; roupas de cama; colchões; itens de higiene pessoal; medicamentos dentro da validade; material de limpeza; talheres descartáveis; fraldas adulto e infantil; mamadeiras; bicos para crianças; alimentos não perecíveis; água; e rações para animais.

Já as doações em dinheiro devem ser feitas por PIX. A chave é CNPJ 03.141.616/0001-70. O dinheiro arrecadado será usado para aquisição de produtos que também serão encaminhados pela FAB ao Rio Grande do Sul. Entre em contato pelo telefone (61) 3216-3462.

Comitê de Solidariedade do TCU
A campanha “SOS Rio Grande do Sul” acontecerá de 9 a 24 de maio, com arrecadação de roupas, cobertores e agasalhos na sede do Tribunal, em Brasília. Doações via PIX também são aceitas. A chave é o CNPJ do comitê: 08471090000100. Mais informações podem ser acessadas aqui.