BANNERS SITE (72)

ASA-CD anuncia mudança para novo endereço

A Associação dos Servidores Aposentados da Câmara dos Deputados (ASA-CD) está de casa nova! A entidade, que busca aprimorar o atendimento aos seus associados e fortalecer suas atividades e projetos, informou em 27 de julho, via postagem no Instagram, sobre o processo de mudança de sede.

O novo endereço da ASA-CD é na CLS 312 bloco C loja 20, Asa Sul, Brasília, CEP: 70365-530.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (61) 99451-5807 ou pelo e-mail [email protected].

WhatsApp Image 2024-04-01 at 13.49.29

Servidora Maria Elisa é reconduzida ao cargo de presidente em posse de nova diretoria da ASA-CD

Nesta segunda-feira (1º), o Sindilegis prestigiou a cerimônia de posse da nova Diretoria e do Conselho Fiscal da Associação dos Servidores Aposentados e Pensionistas da Câmara dos Deputados (ASA-CD) para os anos 2024 a 2026, que ocorreu na sede do Sindicato. A servidora Maria Elisa foi reconduzida ao cargo de presidente para o biênio.

O vice-presidente do Sindilegis Paulo Cezar Alves esteve presente na ocasião. Ele parabenizou a diretoria em nome da presidente, Maria Elisa Oliveira, e desejou sucesso na continuidade da condução da ASA-CD.

Confira a nova composição da ASA para os anos 2024 a 2026:

Presidente: Maria Elisa Siqueira de Oliveira

1º Vice-Presidente: Maria do Amparo Bezerra da Silva

2º Vice-Presidente: Abeguar Machado Massera

3º Vice-Presidente: Enila Beatriz Esteves Gomes

1º Diretora de Secretaria: Francy Lourdes Pereira Borges

2º Diretora de Secretaria:  Angela da Cunha Barbosa

3º Diretor de Secretaria: José Vieira Alves

1º Diretor Financeiro: Rômulo Lima Câmara

2º Diretor Financeiro: Waldelei Cassemiro da Silva

3º Diretor Financeiro: Luiz Antônio Batista Machado

1º Conselheiro Fiscal: Roberto de Medeiros Guimarães

2º Conselheiro Fiscal: José Gomes Ferreira

3º Conselheiro Fiscal: Heyderne José Pereira Coelho

Suplente: Francisco das Chagas Sousa Filho

Suplente: Magnólia Maria de Figueiredo Vicente

Suplente: Ivani dos Santos

4A266E36-DD9B-4916-95A0-5DD565F50381

Recadastramento dos servidores aposentados da Câmara poderá ser feito no Sindilegis e na ASA-CD

Sindicato e ASA-CD montarão estrutura dentro das próprias dependências para ser alternativa segura e rápida aos aposentados e pensionistas

Servidores aposentados e pensionistas da Câmara dos Deputados poderão fazer o recadastramento anual obrigatório na sede do Sindilegis e da ASA-CD, na 610 Sul, com segurança, agilidade e conforto. Seguindo todos os protocolos de biossegurança para evitar a transmissão da Covid-19, os funcionários do Cartório JK atenderão os servidores residentes em Brasília – filiados e não filiados – entre os dias 8 e 24 de setembro, das 9h às 12h. Não será necessário que o servidor vá até os Correios, pois o Sindilegis cuidará do envio das fichas de recadastramento para a Câmara. Para quem mora nos estados, o procedimento continua o mesmo.

A iniciativa ocorre após reuniões entre a Diretoria das duas entidades com o Diretor-Geral da Câmara, Celso de Barros Correia Neto, e a Diretora do Departamento de Pessoal, Cristina Cascaes Sabino, no intuito de oferecer uma alternativa ao procedimento oficial determinado pela Casa, alterado neste ano em virtude da pandemia. Ao invés de irem pessoalmente até a Câmara, os servidores deverão imprimir e preencher a ficha, assinar, reconhecer a assinatura em cartório e enviar pelos Correios.

“Nosso intuito foi oferecer aos servidores a possibilidade de resolver tudo em um só lugar, de maneira segura e rápida. O procedimento será realizado em espaço aberto, bem arejado, com distanciamento entre as pessoas e uso de máscara, aferição de temperatura e muito álcool gel. É mais uma opção para quem ficou com receio de ir ao cartório e aos Correios”, afirmou Ogib Teixeira, Diretor de Aposentados e Pensionistas do Sindilegis.

O custo para os servidores não filiados será de apenas R$ 4,40 para o reconhecimento de firma. Já os filiados não precisarão pagar a taxa e terão uma fila preferencial. Quem não tiver cadastro de assinatura junto ao Cartório JK, poderá efetuá-lo gratuitamente junto aos cartorários que estarão à disposição no Sindilegis. Contudo, é importante frisar que a declaração do recadastramento deverá ser obrigatoriamente assinada na presença de um colaborador do Cartório, não podendo trazê-la assinada.

Para sanar eventuais dúvidas dos filiados, o Sindilegis preparou as seguintes perguntas e respostas:

Não tenho firma reconhecida neste cartório. Como faço para abrir uma? Preciso pagar?

Basta apresentar RG, CPF ou CNH. A abertura de firma é gratuita.

Quais documentos preciso levar no dia para validar meu recadastramento?

Os documentos para validação do recadastramento são RG, CPF ou CNH.

Qual o valor deverei pagar para o cartório autenticar meus documentos?

O valor do reconhecimento de firma é de R$ 4,40 por assinatura. Esse valor só precisará ser pago pelos servidores não filiados ao Sindilegis ou à ASA-CD. Os filiados não precisarão pagar, pois o Sindilegis e a ASA-CD arcarão com os custos para seus associados.

Posso levar a declaração assinada ou só serão aceitas declarações assinadas perante o cartório?

Não será admitida a entrega da declaração assinada. A assinatura deverá ser feita na presença de um colaborador do Cartório.

Não tenho como comparecer presencialmente. Posso mandar outra pessoa no meu lugar?

Não. Neste caso, o aposentado ou pensionista deverá comparecer ao local indicado e assinar na presença do colaborador do Cartório, não sendo permitido que alguém leve o documento assinado por ele. As únicas exceções são para os casos previstos em lei, como servidores e pensionistas curatelados, e os que possuem procuração, nos casos de moléstia grave, ausência ou impossibilidade de locomoção do titular do benefício, devidamente comprovados por meio de atestado médico.

Como faço para enviar a documentação autenticada para a Câmara dos Deputados?

O próprio Sindilegis vai encaminhar a documentação para a Câmara.

Temperatura-caiu-mas-voce-pode-aquecer-uma-familia-doando-cobertores-e-roupas-para-a-Campanha-do-Agasalho

Sindilegis Mais e Liga do Bem se unem para aquecer quem sofre com frio do inverno

Campanha Solidariedade que Aquece visa arrecadar cobertores e distribuir a pessoas vulneráveis 

Com a chegada do inverno que castiga os moradores da capital, é impossível não pensar nas pessoas em situação de rua, que se esforçam para sobreviver diante das baixas temperaturas, típicas da estação. E se não bastasse o frio, eles ainda precisam lidar com os impactos econômicos causados pela pandemia de Covid-19, que torna os dias ainda mais difíceis. Pensando em amenizar os efeitos cruéis da falta de uma vida digna e trazer alentos para uma parcela vulnerável da população, o Sindilegis, em parceria com a Liga do Bem, do Senado Federal, realiza a campanha “Solidariedade que Aquece”, para arrecadar cobertores.

Para participar e contribuir com essa corrente de amor e solidariedade, basta acessar o site mais.sindilegis.org.br e comprar um cobertor pelo valor de R$ 25. Para garantir a compra, é possível utilizar o saldo disponível na plataforma Sindilegis Mais (caso tenha valores acumulados) ou utilizar o cartão de crédito. Os cobertores arrecadados serão entregues, em nome de quem fez a doação, para pessoas em situação de vulnerabilidade e projetos sociais do Distrito Federal. Seu gesto vai aquecer alguém que precisa e, de quebra, deixar a sua alma mais quente também.

 

WhatsApp Image 2020-11-26 at 11.26.38

No oitavo mês de pandemia, Sindilegis e ASA-CD provam que espírito de solidariedade não enfraqueceu

Doação de cestas básicas atenderá famílias em situação de vulnerabilidade assistidas por igrejas do Sol Nascente e da Asa Norte

 

Enquanto o Brasil entra no oitavo mês de pandemia do novo coronavírus, o sentimento de solidariedade continua a florescer entre os servidores do Legislativo Federal. Na manhã desta quinta-feira (26), o Sindilegis e a Associação dos Servidores Aposentados da Câmara dos Deputados (ASA-CD) realizaram a entrega de 30 cestas básicas que serão destinadas a igrejas que atendem famílias em situação de vulnerabilidade no Sol Nascente e na Asa Norte.

O presidente do Sindicato, Petrus Elesbão, acompanhado pela presidente da ASA-CD, Maria Elisa Siqueira, realizou a entrega aos responsáveis pelas organizações religiosas: o pastor William da Igreja Presbiteriana do Sol Nascente e Adão José, servidor da Câmara dos Deputados, que é membro da Igreja Cristã Evangélica da Asa Norte.

Petrus Elesbão explicou que as doações são fruto da mobilização de entidades parceiras, que mobilizaram os servidores associados a contribuir desde que a pandemia de Covid-19 foi oficialmente decretada no Distrito Federal, em 19 de março. “Quero agradecer a todos que colaboraram com as ações de todas as parceiras do Sindilegis porque, juntos, já conseguimos distribuir mais de 1.000 cestas básicas para o Entorno e para comunidades carentes do DF. Isso só foi possível por causa do movimento encabeçado pela ASA-CD, pelo Legis Club e das outras entidades. Muito obrigado!”, agradeceu.

Maria Elisa Siqueira reforçou que o trabalho assistencial desenvolvido em 2020 foi além da doação de alimentos. “Desde março estamos fazendo esse trabalho de entrega das cestas básicas e que vão nos dar o resultado satisfatório de ajudar a matar a fome de muita gente, mas, principalmente com a proximidade das festas de fim ano, precisamos lembrar que muitas pessoas sentem falta de atenção, cuidado e carinho. Por isso é tão importante que continuemos a pensar no próximo”, refletiu.

O pastor William concluiu: “A gente, que está testemunhando a transformação lá na ponta do problema, entende que não é só a fome das pessoas que a gente está saciando. É, também, a dignidade”.

Ano de solidariedade

Durante todo o ano de 2020, as ações realizadas pelo Sindilegis tiveram, também, uma orientação de cunho social. No último fim de semana, o Sindicato celebrou o evento “Gente Que Inspira”, onde arrecadou alimentos que serão destinados a organizações sociais.

Durante maio e junho deste ano, o Sindilegis realizou o SALVE O SOM, um verdadeiro show de música e solidariedade, que arrecadou fundos para trabalhadores da classe artística e cultural de Brasília. Entre os frutos do projeto, a doação de máquinas de costura para uma entidade de Sobradinho tem ajudado a transformar a realidade de pessoas em situação de rua.

WhatsApp Image 2020-10-29 at 15.47.49 (1)

ASA-CD realiza concursos e sorteios mensais para servidores aposentados

A diretora do Sindilegis e servidora aposentada da Câmara, Fátima Mosqueira, foi surpreendida ao ser informada de vitória em premiação

Os servidores aposentados da Câmara podem até ficar em casa para cumprir o isolamento social recomendado pela OMS para frear a proliferação do novo coronavírus, mas isso não significa que eles fiquem entediados. Desde o início oficial da pandemia, em 19 de março, a Associação dos Servidores Aposentados da Câmara dos Deputados tem publicado um conteúdo especial em seus canais, além de promover concursos, jogos e desafios.

Fátima Mosqueira, diretora de Benefícios do Sindilegis e também servidora aposentada da Casa Legislativa, foi surpreendida com a premiação em uma das competições. “Eu vi um ipê amarelo, lindo, e florido. Não me contive e tirei a foto. Enviei despretensiosamente e recebi a notícia de que ganhei”, explicou. A diretora parabenizou a gestão da atual presidente da ASA-CD, Maria Elisa Siqueira: “A Maria Elisa tem promovido ações maravilhosas, que engajam os servidores. É muito gratificante ver a capacidade que ela tem de mobilizar a base mesmo em um momento delicado como o que vivemos”, refletiu.

A ASA-CD tem realizado sorteios e premiações mensais. Durante o mês de setembro, período em que começa a Primavera no Brasil, a temática foi dedicada às flores que são um símbolo do capital federal. O Concurso Cultural ASA Fotografia da Janela também contou com a participação das outras servidoras, Ana Regina, Dolores, Ivete, Marly Glória, Reinada, do servidor Mário Dráusio e da própria presidente Maria Elisa Siqueira. “A estação das florada é um espetáculo lindo e os registros foram incríveis”, comentou Maria Elisa.

A premiação do sorteio foi um brinde da Boticário. Fátima Mosqueira convida os colegas aposentados da Câmara a seguirem os canais da ASA-CD e participar da ações: “O perfil da ASA no instagram é realmente como uma reunião de velhos amigos. Ali, interagimos com a presidente e também com os colegas nos comentários. É uma maneira muito saudável de mantermos o contato e diminuirmos a saudade dos encontros presenciais”, concluiu.