Tangolomango: obra infantil de consultor do Senado transporta o cerrado para o imaginário das crianças com uma narrativa sobre preservação

“Onde tem Canela d’Ema/ ô Cerrado/ Quem preserva tem poema”. Esses foram alguns dos versinhos entoados por crianças entre 8 e 9 anos nesta segunda-feira, 6 de novembro, na primeira edição do projeto cultural Sindilegis Educa. O projeto trouxe o livro “Tangolomango do Cerrado”, escrito pelo consultor do Senado João Bosco Bezerra Bonfim, que retrata a diversidade de espécies exclusivas do cerrado em sua obra. As ilustrações são de Ivan Zigg, artista plástico e autor com mais de cem obras publicadas em seu nome.

Essa foi a primeira vez que o Sindilegis recebeu as crianças para o pontapé do projeto. Ao todo, 105 meninos e meninas, todos da Escola Classe 4 de Sobradinho (turno vespertino e matutino), vieram para ouvir de pertinho as histórias contadas por João Bosco. A obra possui 40 páginas e narra as aventuras de dez animais do cerrado que foram capturados em um zoológico. Ao longo da história em forma de versos, são abordados temas como ecologia, meio ambiente, preservação da natureza, vida selvagem, desafios e como superá-los, tudo de forma educativa e acessível para crianças acima de 5 anos.

Empolgadas, os olhinhos curiosos das crianças esquadrinhavam todo o espaço, e a imaginação tomou conta com as histórias de João Bosco. Um dos pequenos, inclusive, perguntou o significado de Tangolomango para o autor. “O Tangolomango é uma brincadeira, em versos, que consiste em contar de 10 a 1, mas contar tudo em versos. No começo, lá em Portugal, era uma oração de uma benzedeira para tirar algo ruim da pessoa, pois não havia medicamentos, então é bem antigo. Essa tradição chegou ao Brasil como uma cantiga de roda, uma parlenda, e ela é muito comum no Nordeste brasileiro. Eu aproveitei essa tradição para trazer um livro sobre o cerrado e apresentar essa tradição para as crianças aqui de Brasília”, explicou.

O diretor de cultura e educação do Sindilegis, Pedro Mascarenhas, explicou que o projeto é apenas o primeiro de muitos que virão para trabalhar a responsabilidade social. “Nós, da área cultural do Sindilegis, achamos que a cultura é um meio de aproximação tanto dos colegas do Sindicato como da sociedade como um todo. E as três Casas legislativas são muito ricas em ter pessoas como o João [autor do ‘Tangolomango’] e outros escritores capazes de fazer trabalhos dessa magnitude.”

Para finalizar, Bosco relatou um pouco da experiência em receber as crianças: “Estou muito feliz em desenvolver esse trabalho com as crianças aqui no Sindilegis. Fazemos parte de um trabalho chamado Jornada Literária do Distrito Federal, e nós fazemos essa aliança com as escolas, distribuindo os livros, ministrando as oficinas de mediação de leitura e pedindo que os professores façam essa preparação prévia.”

O projeto foi mais do que aprovado pelas crianças. Para João Batista, o livro o encantou desde o início e falou um pouco sobre o que é ser artista: “Para mim, ser artista é desenhar, pintar, escrever. O que eu achei mais legal no livro foi a escrita, que é uma música. Também gostei muito da pintura do Ivan, achei muito legal os contornos, muito colorido.”

As amigas Anna Beatriz e Anna Luísa já conheciam a obra e mostraram empolgação em virem ao Sindilegis. Inclusive, já conheciam João Bosco, pois ele se apresentou anteriormente na escola de Sobradinho. “Lemos na sala e eu achei [o livro] muito bom. Essa foi a primeira vez que eu saí para ter essa experiência, mas ele [o autor] já tinha ido na nossa escola, quando a gente estava no 1º ano, e eu tenho até um livro autografado dele.” Anna Luísa complementou: “O que eu mais gostei foi o João contando as histórias dele, ele é muito legal.”

Mais sobre os autores: João Bosco Bezerra Bonfim é um escritor renomado, responsável por criar obras como “A botija encantada” (publicado pela editora DCL) e “O Jumento e o Boi em cordel” (publicado pela Caramelo/Somos), entre outras trinta obras que abrangem diferentes gêneros, incluindo literatura infantojuvenil, poesia e ensaios. Por outro lado, Ivan Zigg é um multifacetado artista plástico e autor com mais de cem obras publicadas em seu nome. Suas performances artísticas incluem habilidades como desenho ao vivo, criação de personagens, canto e dança.

Confira todas as fotos do Flickr oficial do Sindilegis clicando aqui.