TCU empossa 72 novos Auditores Federais de Controle Externo

Na manhã dessa quinta-feira (23), o Auditório Ministro Pereira Lira, no edifício Sede do Tribunal de Contas da União (TCU), foi palco de uma cerimônia repleta de alegria, orgulho e gratidão, marcando a posse de 72 novos Auditores Federais de Controle Externo.

A nomeação desses servidores foi oficializada no Diário Oficial da União de 23 de novembro de 2023, e a cerimônia contou com a presença de familiares e autoridades ilustres que compuseram a mesa solene. Entre os presentes estavam o presidente do TCU, Bruno Dantas, o ministro Jorge Oliveira, a procuradora-geral do Ministério Público junto ao TCU, Cristina Machado, o secretário-geral da presidência em exercício, Felício Ribas Torres, a secretária-geral de Controle Externo, Ana Paula Sampaio, e o secretário-geral de Administração, Márcio Albuquerque.

O momento mais marcante da cerimônia foi o discurso emocionante de Cláudio de Almeida, representando todos os colegas recém nomeados. Expressando profunda gratidão, ele homenageou as famílias, que desempenharam papel fundamental no caminho de aprovação dos novos servidores, ressaltou com orgulho a composição diversificada e o fato da turma ter uma das maiores composições de mulheres na história do TCU e reafirmou o compromisso de trabalhar para o povo brasileiro.

“Estão tomando posse colegas oriundos de todas as regiões do país. Combinamos mais de 35 formações acadêmicas distintas: profissionais de saúde, professores, engenheiros, contadores, advogados. Somos homens, mulheres, brancos, negros, pardos, LGBTQIAP+, formando um mosaico que representa a diversidade e um pouco da realidade do nosso país”, afirmou o novo auditor.

Além disso, Cláudio destacou a consciência coletiva da nova turma sobre as profundas contradições do Brasil, reconhecendo uma “imensa dívida de gratidão” para com o povo brasileiro, especialmente os mais vulneráveis. Os auditores expressaram o compromisso de dedicar seu conhecimento e experiência ao serviço público, defendendo os valores republicanos e democráticos.

O comprometimento assumido pelos novos Auditores Federais de Controle Externo vai além do profissionalismo. Cláudio encerrou seu discurso com uma promessa de aprendizado contínuo, humildade para crescer e aprimorar-se, reforçando a determinação de exercer a função no TCU com excelência, responsabilidade e profissionalismo.

A cerimônia de posse marcou o início de uma nova fase para os 72 novos auditores, 63 presentes na cerimônia, e também ressaltou a importância do serviço público e da diversidade na construção de uma administração pública transparente e comprometida com o interesse público. E, claro, demonstrou que o trabalho árduo gera frutos, visíveis nos olhares emocionados e vozes embargadas dos novos servidores e dos familiares.