“Temos que recolocar a discussão sobre o serviço público no Congresso Nacional”, afirma Alison Souza

A heterogeneidade, a complexidade e as desigualdades do sistema de carreiras da administração pública federal. Essa foi a tônica do debate realizado nessa quinta-feira (31) durante o seminário “Nova Agenda para a Reforma Administrativa”. Dezenas de entidades representativas dos servidores públicos federais participaram do evento, que discutiu propostas para um novo sistema de carreiras no setor público. O encontro, organizado pela Frente Parlamentar Servir Brasil e pelo Fonacate, foi realizado no B Hotel.

O seminário foi transmitido ao vivo pelo YouTube. Assista à integra aqui.

Diretor do Instituto Servir Brasil e presidente do Sindilegis, Alison Souza, destacou a importância da atuação das entidades dentro do Congresso Nacional para elaborar uma nova proposta de reforma administrativa em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. “Temos que desconstruir a PEC e construir uma nova proposta, a partir da qual a gente possa recolocar a discussão sobre o serviço público dentro do Congresso Nacional.”

O seminário debateu ideias que visem enfrentar os problemas do sistema de carreiras no setor público. No modelo atual, são mais de 2.000 cargos distintos, mais de 250 tabelas remuneratórias, 43 planos de cargos, e 117 carreiras. O secretário de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e Inovação, José Celso Cardoso Júnior, disse que essa desigualdade no interior do serviço público, somada à complexidade do sistema brasileiro, exige uma visão sistêmica da gestão de pessoas como condição para a reforma administrativa. Ainda, ele explicou que uma das pretensões do ministério é criar um movimento de reestruturação do sistema de carreiras de forma gradativa e pactuada, além de implantar uma dinâmica adaptativa rumo a uma governança de carreiras.

O encontro contou também com os palestrantes Felipe Drumond, consultor em Gestão de Pessoas, e Maria Isabel Araújo Rodrigues, especialista em políticas públicas.

O seminário “Nova Agenda para a Reforma Administrativa” terá mais três encontros. O próximo será no dia 19 de setembro, com o tema “Desenvolvimento e desempenho de pessoas”.

Compartilhe:

Veja também: