Abertura de mesa de negociação reúne entidades sindicais e ministros de Estado

O governo federal realizou, na manhã desta terça-feira (7), a reabertura da Mesa Nacional de Negociação Permanente com os servidores públicos federais. A solenidade aconteceu no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, sob a batuta da anfitriã, a ministra Esther Dweck, e reuniu representantes do executivo federal e de diversas entidades sindicais, entre elas o Sindilegis, representado pelo presidente, Alison Souza.

Estiverem presentes na cerimônia de abertura da mesa, além da ministra Esther Dweck, os ministros Fernando Haddad, da Fazenda, Simone Tebet, Planejamento e Gestão, Rui Costa, Casa Civil, Luiz Marinho, Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, Previdência Social, e Márcio Macêdo, Secretaria-Geral da Presidência.

“A alma do Estado é o trabalho do servidor público. Sem o servidor, não há Estado”. A frase proferida pelo ministro Carlos Lupi comprovou que o serviço público e os servidores serão ouvidos e valorizados. E foi essa a tônica dos discursos dos demais ministros de Estado presentes na cerimônia. “Essa é a reabertura de um diálogo fraterno e civilizado”, afirmou Esther Dweck. Fernando Haddad explicou o motivo da retomada da mesa de negociação: “é tirar a granada do bolso dos servidores”. Camilo Santana, ministro da Educação finalizou: “temos uma missão de reconstruir o país e reconstruir o diálogo, valorizando os servidores e melhorando a qualidade dos serviços”.

O presidente do Sindilegis, Alison Souza, elogiou a iniciativa do governo federal e aproveitou para solicitar a mesma ação da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do Tribunal de Contas da União. “Que as Casas Legislativas e o TCU possam se espelhar no governo federal e também abrirem mesa de negociação permanente com os servidores públicos das Casas. É isso que esperamos e vamos lutar para que a mesa seja criada o mais breve possível”, afirmou.