Cárie dentária é uma das doenças mais comuns do mundo

A cárie dentária é a doença não contagiosa mais comum do mundo. é o que aponta um levantamento da OMS (Organização Mundial de Saúde). Pelo menos 60% das crianças em idade escolar sofrem com o problema. De acordo com especialistas da Clínica Odontolígica do Sindilegis (Odontolegis), a prevenção é a melhor forma de atuar no combate à moléstia que afeta quase 100% da população adulta.

Luiz Gustavo é dentista especializado em Dentística e atende aos filiados na clínica do Sindicato, administrada em parceria com a Previni Odontologia. Para ele, os cuidados básicos diários ainda são a maneira mais eficaz de evitar transtornos: A prevenção odontolígica consiste em conscientizar o paciente de como a higienização, bem como o uso de fio dental, pasta e escova correta, irão contribuir com a saúde bucal.

A visita regular ao dentista também fortalece o trabalho de prevenção de cáries e outras doenças bucais. Entretanto, a frequência vai ser definida pelo histírico de cada um. Há casos em que o paciente deverá ir mensalmente, frente à condição bucal e processo de periodontite ou gengivite (inflação da gengiva e doença periodontal). Em outros casos, há quem deve comparecer ao consultírio de seis em seis meses, pois o processo carioso desenvolve-se neste período de cavitação, esclareceu o dentista.

Podem ser diversos os motivos que levam as pessoas a deixarem os cuidados bucais de lado. Entre eles, estão a falta de informação e os traumas de tratamentos dentários feitos no passado. O que poucos sabem é que 90% dos problemas bucais podem ser resolvidos com uma boa escovação, principalmente as cáries.  

Odontolegis

Criada para atender aos sindicalizados e seus dependentes, a clínica funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h, realizando procedimentos odontolígicos previstos no rol de procedimentos básicos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que vão de uma simples consulta limpeza ou controle de cáries até a realização de canal (procedimento da especialidade de Endodontia).  

Os agendamentos podem ser feitos pelos telefones 3246-2410 e 3246-2411. Caso o filiado não possa comparecer à consulta, deverá solicitar, por telefone e antecipadamente, o cancelamento ou novo agendamento da agenda. Faltas não justificadas geram bloqueio no sistema por 60 dias ou até o pagamento de multas. Ocorrendo nova falta, a liberação para a príxima consulta sí acontecerá apís 90 dias. 

Compartilhe:

Veja também: