Celebrações pelos 35 anos do Sindilegis se iniciam com homenagem do presidente do Senado Federal

No dia 6 de outubro de 2023, o Sindilegis completará 35 anos de história. E para iniciar as celebrações em comemoração ao aniversário, o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, fez uma homenagem rememorando a importância e as lutas do Sindicato desde a sua fundação.

Em sua fala, Pacheco afirmou que o “Sindilegis foi uma das organizações pioneiras de um novo momento social, mostrando-se, ao longo desses últimos 35 anos, um parceiro relevante da sociedade brasileira”.

Veja o vídeo na íntegra abaixo.

Mês será marcado com concerto da Orquestra Sinfônica

Nesta sexta-feira (6), o Sindilegis apresenta um espetáculo para celebrar seus 35 anos de história. Será uma noite especial ao som de grandes clássicos, temas de filmes e sucessos da música popular brasileira embalada pela Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro no concerto denominado “Acordes da História”, sob a batuta do renomado maestro Cláudio Cohen.

O evento está marcado para começar às 20h, com abertura dos portões às 19h30, no Teatro Plínio Marcos, no Eixo Cultural Ibero-americano.

Confira a íntegra do discurso do senador abaixo:

“Senhoras e senhores senadores, gostaria de fazer um breve e justo pronunciamento, pois como todos sabemos 2023 constitui marco relevante na história republicana com o aniversário de 35 anos da Constituição Federal de 1988. E de tudo que veio à luz com o  novo ordenamento jurídico. Aliás, esta semana faremos uma sessão especial em homenagem aos 35 anos de promulgação da Constituição Federal.

Mas aqui eu gostaria de falar em homenagem a uma entidade que surgiu junto com a Constituição de 1988. Refiro-me ao Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União, o Sindilegis.

A Constituição reconheceu expressamente o direito de sindicalização dos servidores públicos no artigo 37. A participação dos servidores era tida como essencial no processo de reconstrução do país sobre bases constitucionais e democráticas.

O Sindilegis foi uma das organizações pioneiras desse novo momento social, mostrando-se, ao longo desses 35 anos, um parceiro relevante da Sociedade brasileira.

Os últimos anos da nossa História deixam evidente a importância do serviço público de qualidade. A pandemia de COVID-19 provocou uma crise jamais vista no país e todos sabemos do esforço que os servidores públicos desempenharam no Sistema Único de Saúde e diversos órgãos para contê-la.

No Senado Federal, sou testemunha do que fizeram e do que podem fazer, os servidores do órgão. A implantação em tempo recorde do Sistema de Deliberação Remota. A participação indispensável na Comissão Parlamentar de Inquérito e na Comissão Especial sobre a Pandemia. São exemplos do tanto que podemos fazer juntos.

Neste ano, a participação crucial dos policiais legislativos na defesa do Palácio do Congresso, no dia 8 de janeiro, mostrou a seriedade, o profissionalismo e o comprometimento desses servidores, entre tantos outros exemplos que poderíamos citar.

Como disse, o Sindilegis tem sido um parceiro importantíssimo das Casas Legislativas. Mais uma vez falo pelo Senado Federal, destacando algumas iniciativas que receberam o apoio essencial do Sindicato: o recente Desafio de Inovação: O Panorama do Legislativo Municipal, que ganhou o prêmio recente e os eventos a que o Sindilegis levou o pensamento dos servidores sobre itens relevantes da pauta, como seminários sobre Reforma Administrativa e sobre o Arcabouço Fiscal.

Portanto, o prêmio Open Government Partneship Awards e esses eventos revelam a importância do nosso Sindicato a que tanto estimamos.

Por causa de tudo isso, senhoras e senhores, os 35 anos do Sindilegis merecem as nossas mais elevadas homenagens. A integridade e a confiança no Estado Democrático de Direito dependem de um serviço público forte e valorizado.

No Poder Legislativo Federal, o Sindilegis fez e faz a sua parte na defesa de sua classe. Parabéns ao Sindilegis, ao seu presidente, Alison Souza, e a todos os servidores públicos das Casas do Congresso Nacional e do Tribunal de Contas da União.”