Clube da ASTCU vai sediar torneio de tênis para 300 atletas e inova no formato da competição

Por Milena Abrahão

Com expectativa para reunir 300 tenistas, o clube da ASTCU vai sediar, entre os dias 16 e 24 de setembro, o I torneio RC Open de tênis de 2017. Farão parte do duelo, além das categorias de simples, seis de dupla: mista A e B, masculino A e B e feminino A e B, sendo que somente as categorias simples serão premiadas. A competição será fiscalizada pela Federação Brasiliense de Tênis (FBT).

Segundo informou o idealizador do evento, Ricardo Pereira, o diferencial desse torneio em relação aos convencionais é que – além de todas as categorias serem premiadas – os semifinalistas e as mulheres também serão contemplados.

Outra novidade foi a definição de um critério para que um jogador infantojuvenil sí se encontre com um adulto na semifinal, quando as chaves já estiverem estabelecidas. Nessa fase, de forma obrigatíria, serão premiados um adulto e um infantojuvenil. Premiar obrigatoriamente o infantojuvenil já é algo diferente. Não posso premiar com dinheiro uma categoria juvenil, mas se é um torneio adulto de classes, eu já posso”, explicou Pereira.

Ademais, todos os inscritos concorrerão a uma passagem aérea para o torneio ATP  500 (confere 500 pontos ao vencedor) no Rio de Janeiro, em 2018. Atleta renomado e ídolo do esporte, o tenista Rafael Nadal sagrou-se campeão, em 2014, desse campeonato disputado internacionalmente.

Formato do torneio

O RC Open terá uma nova distribuição de chaves. De acordo com Ricardo Pereira, as classes foram reduzidas e o torneio organizado de tal forma que abranja todos os públicos e que premie todos os participantes como forma de motivar os atletas.

Ainda segundo a organização, a semifinal será disputada obrigatoriamente, por um atleta infantojuvenil e por um adulto. A organização reforça seu posicionamento e preocupação com todas as classes e categorias, sem qualquer distinção entre atletas. Nosso grande objetivo é integrar pessoas e incentivar a prática de esportes, assinalou Pereira.

Em relação à categoria feminina, a partir da segunda classe, a campeã ganhará, além de premiação em dinheiro, uma maquiagem profissional. Por sua vez, a primeira classe vai concorrer a prêmio em dinheiro, além de uma passagem para o ATP 500.

O torneio vai contar com uma bola personalizada, e os jogos da  quadra principal serão transmitidos pela tv do bar do clube ao público. Mais informações com Ricardo Pereira: 98192-2624.

Avanços para o clube da ASTCU

A expectativa da Diretoria com esse torneio é trazer benfeitorias para o complexo de tênis do clube da ASTCU, o que será viabilizado por meio de patrocinadores e apoios. Entre as melhorias, destacam-se a pintura das seis quadras de tênis, que vão ganhar dois guarda-síis cada uma. Além disso, será instalada uma lona para bloquear a luz do campo de futebol que incide sobre as quadras de tênis um, dois e três.