é hoje! Exposição D. Quixote

Em comemoração ao Dia do Bibliotecário, a Biblioteca do Senado Federal inaugura, nesta quinta-feira (26), uma exposição documental, onde serão apresentados exemplares raros de revistas da Coleção Vicente Machado recentemente adquirida ao espólio deste bibliófilo brasileiro.

O destaque fica com as revistas homônimas D. Quixote produzidas por dois editores de múltiplos talentos que se destacaram na imprensa brasileira: Angelo Agostini, de origem italiana, editor e caricaturista, responsável por publicações como a Revista Illustrada, Diabo coxo e Cabrião e Manoel Bastos Tigre, jornalista, publicitário e bibliotecário que escreveu e editou diversas obras e periódicos além de ser, por justa homenagem, o patrono da Biblioteconomia Brasileira.

Outros pontos altos da mostra são: o próprio personagem Don Quixote, as caricaturas produzidas por diversos artistas brasileiros e estrangeiros e que marcaram esse tipo de publicação, os “reclames” (anúncios) que despontaram nas revistas brasileiras do início do século passado, e, por fim, as histórias seriadas, nossos atuais quadrinhos, que nasceram da pena de Angelo Agostini.

Quem quiser continuar esse passeio pelas revistas pode acessar na Biblioteca Digital do Senado Federal os exemplares digitalizados em conteúdo integral dessas pérolas quixotescas.

26/03 – 18h Abertura – Senador Vicentinho Alves

10/04 – Encerramento

A visitação acontece de segunda à sexta de 8h30 às 18h30.