Movimento A previdência é nossa trabalha para unificar ações de mobilização em calendário único

Na tarde desta quarta-feira (25), as entidades participantes do movimento “A Previdência é nossa!” se reuniram no plenário 5 da Câmara dos Deputados para dar continuidade às medidas prioritárias na luta contra a PEC 287/16. Foram debatidas propostas voltadas para a conscientização dos parlamentares e da população em relação às falácias do Governo.

O presidente do Sindilegis e da Pública – Central do Servidor, Nilton Paixão, também participou da mesa de discussão e falou sobre a programação do trabalho do movimento. “Necessitamos que essa integração seja conservada em favor do desígnio comum. Temos muito mais causas comuns do que divergentes”, disse.

Entre as deliberações, foi decidido que os coordenadores e secretários de cada uma das cinco comissões (geral, parlamentar, técnica/jurídica, de mobilização e de comunicação) serão escolhidos nas reuniões dos grupos. Além disso, houve a formalização pela escolha do nome do movimento e da agenda de ações e estratégias voltadas para o trabalho de convencimento dos parlamentares, que retornam do recesso no dia 1º de fevereiro.

A Deputada Federal Erika Kokay (PT-DF) situou os representantes sobre a necessidade de atingir os deputados com o movimento, especialmente de cada estado, e a unificação das emendas à PEC 287/16. “Há um extenso calendário e o Sindilegis pode, inclusive, nos ajudar no processo de montar um perfil dos parlamentares para que eles sejam cobrados em cada estado por sua base eleitoral”, afirmou.

“No retorno do recesso dos parlamentares teremos muito trabalho. Vamos fomentar as articulações nos estados e a adesão de mais entidades no movimento”, reforçou Rudinei Marques, presidente do Fonacate.

A representante da Marcha das Margaridas, Sonilda Pereira, também participou da reunião e falou da programação voltada para as mulheres, uma das mais prejudicadas na proposta da Reforma elaborada pelo Governo Federal: “A mobilização é das mulheres, mas os homens também são convidados a participar. No dia 8 de março temos que estar todos unidos em defesa da Previdência rumo ao Congresso”.

Participaram da reunião: ANDATA, SINDASP, ANAJUST, ANDESP, ASSOJAF-JP, SINDSEMA, FENAPRF, SINPRF, SINPAF, SINDILEGIS, FENAJUFE, SINALEGIS, FASUBRA, ANFFA SINDICAL, PÚBLICA – CENTRAL DO SERVIDOR, UNACON, CETV/SINECON, SINPAF, Marcha das Margaridas, EMBRAPA, SINAL, MOSAP, FENAFIRC, FENASSOJAF, ATENS SN/UNB, FENAFISCO, SINASEMPU, SINDICATO DOS RADIALISTAS, ANESP, FEBRAFITE, CONTAG, FASUBRA, SINPRO-DF, CTB/CSPB e SINPECPF.

Material do movimento

Logo no início, os participantes assistiram à matéria produzida pelo Sindilegis sobre o abraçaço ao prédio da Previdência Social, primeiro ato público do movimento que ocorreu no dia 24 de janeiro (Dia do Aposentado). O diretor do Sindicato, Ogib Teixeira, citou a repercussão positiva na imprensa: “Já demos os primeiros passos e continuamos focados na união das entidades em favor da aposentadoria”.

Diversas equipes das entidades têm se mobilizado em prol do movimento “A Previdência é nossa! Pelo direito de se aposentar”. Um site foi criado para unificar os materiais de trabalho como panfletos, cartazes, notícias, vídeos e spots a respeito do tema. Para acessar, o endereço é: www.aprevidenciaenossa.com.br. As peças publicitárias estão disponíveis para download das entidades e da sociedade.

Uma fan page no Facebook com o nome do movimento (www.facebook.com/aprevidenciaenossa) também está sendo abastecida de informações diariamente.