Pioneiro na informatização do Senado Federal, o Prodasen celebra 51 anos de história

Das primeiras máquinas computadorizadas à informatização de todo o Senado, a Secretaria de Tecnologia da Informação do Senado (Prodasen) celebrou, nesta segunda-feira (9). 51 anos repletos de histórias, projetos e ações em prol do servidor público. Dentre elas, destaca-se o suporte à Constituinte, a criação da primeira página na internet de uma casa legislativa da América do Sul e o inédito Sistema de Deliberação Remota durante a pandemia.

Servidor do Prodasen há 34 anos, o diretor de educação e cultura, Pedro Mascarenhas, ressaltou o quanto o órgão tem propiciado melhorias para a Administração Pública e para a sociedade brasileira. “O Prodasen foi fator decisivo para a viabilização da nossa Assembleia Nacional Constituinte. Participou de comissões parlamentares de inquérito, instrumentalizou o Senado no seu processo legislativo, na aproximação do cidadão com as Casas legislativas”.

A celebração também contou com uma bela apresentação do coral do Senado, que interpretou músicas como “Gloria” de Vivaldi, “Hallelujah” de Handel, e “Aquarela” de Ary Barroso.

Participaram da solenidade do Prodasen, Gleison Carneiro Gomes e a diretora-geral do Senado Federal, Ilana Trombka. Ambos entregaram placas de homenagem a quatro servidores do Prodasen que estavam se aposentando após anos de dedicação e trabalho ao órgão.