Sessão solene da Câmara dos Deputados homenageia os 35 anos de história do Sindilegis e o Dia do Servidor

Homenagens de vários deputados federais e líderes sindicais marcaram a sessão solene realizada nesta terça-feira (24) em comemoração aos 35 anos do Sindilegis e ao Dia do Servidor, este último celebrado em 28 de outubro. O evento teve lugar no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados e contou com a presença da diretoria do Sindilegis, de servidores, de representantes de dezenas de entidades, de parlamentares e de colaboradores do Sindicato.

Confira as fotos da sessão aqui.

Um dos requerentes da sessão, o deputado Gilvan Máximo (Republicanos-DF), presidiu a homenagem e abriu os trabalhos exaltando as três décadas e meia de atuação do Sindicato em defesa dos servidores do Legislativo Federal e do TCU: “É uma honra poder prestar essa homenagem a vocês, homens e mulheres comprometidos, trabalhadores honrados do Sindilegis.” O presidente da Câmara, Arthur Lira, encaminhou uma mensagem em homenagem ao Sindilegis, que foi lida por Gilvan Máximo. Assista:

O presidente do Sindilegis, Alison Souza, rememorou a história da entidade, o primeiro sindicato de servidores públicos fundado no país, um dia após a promulgação da Constituição Federal, em 6 de outubro de 1988. “Nosso sindicato é, sem dúvida, um dos mais combativos e respeitados do país”, afirmou do púlpito do plenário. “Começamos com um pequeno grupo e grandes ideais. Ao longo dos anos, nossa missão se traduziu em grandes batalhas e vitórias, que impactaram a vida de milhares de profissionais. E continuamos lutando, muito orgulhosos, para representar os servidores dessas Casas, altamente qualificados, que se dedicam a servir ao povo brasileiro”, completou.

Segundo Souza, que também é diretor do Instituto Servir Brasil, o braço operacional da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, é necessário abandonar a ideia de que o serviço público brasileiro e a iniciativa privada são inimigos: “Não é à toa que nós repudiamos a reforma administrativa proposta pela PEC 32/20, pois ela não oferece solução alguma para o país. Pelo contrário, ela vilaniza o servidor e precariza o serviço público, num momento em que precisamos investir, por meio de políticas públicas adequadas, para criar condições para que o setor produtivo possa crescer ainda mais e gerar empregos”.

A deputada Professora Luciene Cavalcante (PSOL-SP), também autora do requerimento para a realização da sessão, enfatizou a dimensão essencial do serviço e dos servidores públicos, protestou contra a “farsa da reforma administrativa” e criticou a falta de valorização dos servidores públicos. “São os servidores e as servidoras públicas que, dentro de cada uma de suas unidades de trabalho, transformam as políticas públicas em políticas de Estado.”

A sessão contou também com a participação dos deputados Luiz Carlos Motta (PL-SP), Alice Portugal (PCdoB-BA), Érika Kokay (PT-DF) e Júlio César (Republicanos-DF). Veja aqui o vídeo com a íntegra da sessão e os discursos dos parlamentares.