Sindilegis é tema de estudo em pís-graduação

A importância da comunicação interna como ferramenta estratégica: um estudo do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e Tribunal de Contas da União. Esse foi o tema do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de pós-graduação em Gestão da Comunicação do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) apresentado, em junho deste ano, pela analista de Comunicação Social do Sindilegis, a jornalista Kíssila Vasconcelos.

A ideia de escrever um trabalho baseado no Sindilegis foi para aproximar, o máximo possível, o tema da monografia com a sua rotina. Para ela, é muito importante aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos na pós-graduação em suas atividades diárias. “O objetivo foi estudar o cenário do Sindilegis e buscar mecanismos para tornar a comunicação mais fluída e dinâmica com o filiado e entre os funcionários. Para mim, essa foi Ì¢‰â‰Û_a melhor alternativa para isso”, revelou.

Ela explicou que o Sindilegis é uma entidade admirável, com um número expressivo de filiados e, historicamente, o primeiro sindicato a ser formalmente constituído depois da Constituição Federal Ì¢‰â‰Û_de 1988. “Nada mais justo do que aprofundar os estudos e buscar formas de contribuir para que o Sindicato continue sendo essa referência entre as entidades de classe do Brasil”, esclareceu.

De acordo a funcionária, por ser jornalista do Sindilegis e por estar inserida no processo de construção de informação, já conhecia algumas falhas e dificuldades que poderiam ser melhoradas. No trabalho ela apontou que a principal falha foi em relação à comunicação interna. “De posse desse conhecimento empírico, busquei então me certificar que não se tratava apenas de uma visão particular, mas que também era compartilhada com os demais funcionários”, contou.

Para completar as informações do TCC, ela realizou uma pesquisa de campo com os funcionários e levantou os pontos que queria estudar, como: repasse de informações para os filiados, quais as ferramentas de comunicação que mais funcionavam, como era o relacionamento entre a Diretoria do Sindicato e o corpo funcional, entre outros. No final, o resultado possibilitou que ela apontasse estratégias para melhorar a comunicação. Ì¢‰â‰Û_

Orientação

Ì¢‰â‰Û_Sua orientadora foi a professora Fabyola Simonassi. “Ela, sem dúvida, foi meu braço direito e esquerdo em todo esse processo. Por vezes, devido à rotina cansativa de trabalho e estudo, eu me desanimava e pensava em pausar a pesquisa, mas ela me encorajou a continuar e esteve sempre ao meu lado, apresentando sugestões para melhorias e aprimoramento. Como ela já tinha experiência em entidades de classe fez várias pontuações que foram importantíssimas para o avanço da pesquisa” contou Kissila.

Ì¢‰â‰Û_“Como se tratava de um tema pouco explorado, encontrei algumas dificuldades. O tema central da monografia foi a comunicação integrada dentro do Sindicato, então tive que mesclar dois assuntos distintos em um só projeto. Mas, no final, o resultado foi muito positivo e satisfatório”, complementou.

Conclusões

Ì¢‰â‰Û_A principal conclusão acerca da pesquisa da jornalista foi que o Sindilegis precisa estabelecer um planejamento estratégico de comunicação aliado aos objetivos e metas do Sindicato. Além disso, deve incluir alguns mecanismos para estreitar a comunicação entre os funcionários, para tornar o repasse de informações mais harmônico. Algumas ferramentas como intranet, boletim interno e uso das redes sociais foram propostas apresentadas para fazer com que os funcionários ficassem por dentro das novidades do Sindilegis e, assim, houvesse uma integração da comunicação entre os setores, evitando que haja possíveis ruídos.