Sindilegis: há 35 anos presente

No dia 6 de outubro de 1988, um dia após a promulgação da Constituição Federal brasileira, foi fundado o Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e TCU, o Sindilegis. Em meio a tempos de mudanças e desafios constantes no cenário político e sindical, o Sindicato vem lutando por 35 anos para garantir os direitos dos servidores da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do Tribunal de Contas da União (TCU).

Neste marco comemorativo, é impossível não destacar as batalhas recentes que consolidaram sua relevância, especialmente nos últimos anos. Isso inclui a conquista da recomposição salarial, o reajuste do auxílio-alimentação e creche, a derrubada da PEC 32/20 (reforma administrativa), entre tantas outras.

A recomposição salarial, uma das vitórias mais significativas, evidenciou o compromisso sólido do Sindilegis em assegurar que os servidores públicos recebessem uma remuneração justa, reconhecendo seu papel fundamental no funcionamento do Estado brasileiro. O reajuste do auxílio-alimentação e creche, por sua vez, trouxe melhorias substanciais na qualidade de vida dos servidores e de suas famílias, refletindo o comprometimento contínuo da entidade com o bem-estar de seus representados.

Outra pauta que está na mira do Sindilegis é a PEC 32/20, uma proposta que ameaça seriamente os direitos e a estabilidade dos servidores públicos. Desde 2020, o Sindicato está mobilizado, em parceria com entidades de classe de todo o país, para sensibilizar os legisladores e a sociedade em geral sobre os impactos prejudiciais dessa iniciativa. Hoje, a proposta encontra-se congelada na Câmara dos Deputados graças à luta das entidades para impedir a aprovação da medida na Casa.

Agora, à medida que o Sindilegis celebra três décadas e meia de dedicação e lutas bem-sucedidas, seu legado se destaca como um farol de resiliência ao serviço público e à nação brasileira. Que os próximos anos sejam de luta e trabalho, mas também de sementes frutíferas, visando a um Brasil cada vez mais próspero e igualitário para todos.

Veja uma mensagem do presidente e diretores do Sindilegis a seguir.