Sindilegis participa de ambientação na Câmara

Mais de 40 servidores recém-empossados da Câmara dos Deputados foram recebidos, na tarde desta última quarta-feira (07), pelo Sindilegis, em evento de ambientação no auditório do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor). Pautado constantemente pelo acompanhamento de sua categoria, desde a entrada em sua respectiva Casa à aposentadoria, o Sindicato foi representado pelo Secretário-Geral, Márcio Costa. Além de recepcionar os recém-chegados, o diretor apresentou o histórico do Sindilegis, os principais benefícios ao se filiar e esclareceu várias dúvidas acerca do dia a dia na Câmara.

À frente da campanha de filiação realizada pelo Sindilegis, Márcio Costa explicou a importância da representação dos servidores na conquista por direitos e benefícios. “A principal vantagem ao se filiar é a representatividade. Um sindicato com muitos filiados tem grande poder de negociação, viabilizando conquistas, que acontecem mais rapidamente em todos os espectros de interesse da categoria. A segunda vantagem é a capacidade de mobilização. Não basta apenas se sindicalizar, o servidor tem que defender seus interesses, discutir com os colegas, participar do planejamento do sindicato e manifestar sua importância para a sociedade”, ressaltou.

Na ocasião, Márcio Costa discutiu as principais reivindicações que serão defendidas pelo Sindicato este ano, em prol dos servidores da Câmara, como a revisão geral anual de remuneração dos servidores públicos; a progressão funcional, em que houve a criação de um grupo de trabalho junto à Diretoria-Geral para analisar melhores condições aos servidores; a correção dos valores da Gratificação de Representação (GR); o direito de greve no serviço público e regulamentação da Convenção 151 da OIT (Organização Internacional do Trabalho); e a questão da Funpresp – Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal.

Fala, servidor!

Com uma palestra esclarecedora sobre o funcionamento tanto da Câmara como do Sindilegis, os servidores presentes se mostraram animados para essa nova fase em suas vidas. Confira abaixo suas principais percepções acerca desta ambientação:

Vinícius Scheffel – Analista Legislativo

“Achei a apresentação muito bem elaborada. O palestrante ainda não entrou em pormenores de como funciona efetivamente o Sindilegis, já que falará mais no café da manhã na semana que vem, mas deu um panorama bem genérico das iniciativas do Sindicato em prol do servidor, em prol do plano de carreira. Achei muito interessante a palestra dele. Eu conheço o Sindicato desde a época em que comecei a estudar para o concurso; já tinha me inteirado sobre suas ações e sempre notei que tem uma atuação bem efetiva na defesa da categoria, tanto do Congresso como do TCU. Para mim o Sindilegis é fundamental para que possamos progredir em nossas carreiras. E eu vou me filiar, com certeza!”

Antônio Carvalho Silva Neto – Analista Legislativo

“Achei que o Sindilegis nos recepcionou de uma maneira diferente em relação às palestra  que estávamos tendo. O Sindicato cativou a todos nós e despertou o interesse geral em conhecer mais sobre sua atuação para defender a carreira. Como toda entidade sindical, o Sindilegis é quem está ali à frente. São aqueles que irão até a Direção da Casa discutir novas propostas para melhoria da qualidade de vida, melhoria salarial, enfim, preservando a vida funcional e até mesmo pessoal do servidor. Já estou com minha ficha preparada para me filiar ao Sindilegis porque vejo a necessidade de representação da entidade, para que possa continuar defendendo a todos nós”.