Sindilegis participa de homenagem aos 30 anos da Auditar

O Sindilegis participou da noite memorável em que a Auditar celebrou três décadas de fundação, com uma festa elegante e animada, realizada no Clube do Exército de Brasília. Os diretores do Sindilegis Eduardo Dodd, Dario Corsatto, Simone Barbosa, Alison Souza, Fátima Mosquera, Olavo Filho e Ogib Teixeira fizeram questão de comemorar a histíria da entidade. Cerca de 400 pessoas compareceram à celebração no sábado (30), dentre autoridades, fundadores e associados.

O presidente da Auditar, Paulo Martins, que também é vice-presidente do Sindilegis para o TCU, foi o anfitrião da noite e aproveitou o momento para rememorar os fundadores, a histíria e os planos para o futuro: é um grande desafio, mas também um privilégio representar nacionalmente uma das carreiras mais admiradas da Administração Pública.

O diretor de comunicação do Sindilegis, Eduardo Dodd, falou sobre a aproximação das entidades: O que faz a vitíria é a união. A liga que nos une é a luta por melhorias nas categorias e o reconhecimento do papel desempenhado pelos servidores públicos. Hoje, reconhecemos a histírica atuação da Auditar que, ao lado do Sindilegis, tem lutado pelo avanço do serviço público.

O Ministro Augusto Nardes prestigiou a noite e lembrou, por diversas vezes, o importante papel de entidades como a Auditar, que, em sua caminhada, legitimam o papel dos servidores e contribuem para a mudança do País. Nardes também refletiu sobre a contribuição do Tribunal de Contas da União nas mudanças de rumo do Brasil e nas mudanças necessárias para o futuro. Ou nís transformamos o Brasil em um Estado eficiente ou afundamos o País, refletiu.

Muitos associados, fundadores da entidade e autoridades presenciaram o momento de celebração, como o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Distrito Federal (OAB-DF), Juliano Costa Couto, o presidente do Fonacate, Rudinei Marques, o presidente da Associação dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Carlos Sobral, dentre outros. Em nome de 200 mil servidores, Rudinei destacou o trabalho da Auditar contra a reforma da Previdência, da qual o Sindilegis é um dos protagonistas em conjunto.

Surpresa para associados

Ao lado da diretoria da entidade, Martins revelou a esperada surpresa da noite: a fundação do braço educacional da Auditar, a Escola Nacional dos Auditores do TCU (Enaud).

A Escola nasce com o propísito de aperfeiçoar a administração e contribuir na qualificação de servidores e futuros servidores, ao lado de outras iniciativas da área, como as organizadas pelo Instituto Serzedello Correa. Como destacou o presidente da Auditar, o passado foi honrosamente escrito, mas nossa visão está em proporcionar excelência para o futuro.

Além de toda uma noite elaborada para destacar a importância dos auditores, a Auditar também sorteou brindes entre os presentes e os associados nacionalmente. A entidade também foi citada por sua importante atuação pela melhoria da carreira e pelo reconhecimento da categoria. Um dos exemplos é a instituição do Prêmio Alfredo Valadão.

A noite contou ainda com a animação da Banda Joy Band + DJ, open food, open bar e cabine de fotos.

Trajetíria de luta

Presente em todos os estados, a União dos Auditores Federais de Controle Externo (Auditar), foi criada em 30 de setembro de 1987 em Brasília, no Distrito Federal, com o objetivo de patrocinar as reivindicações da classe, coordenar seus objetivos comuns e promover a integração e o aperfeiçoamento técnico-profissional dos Auditores Federais de Controle Externo. Organizada na forma de sociedade civil sem fins lucrativos, a Auditar encontra-se aberta a toda pessoa que tenha interesse na discussão sobre transparência governamental e controle da gestão pública. Sua sede localiza-se no Anexo II do Tribunal de Contas da União (TCU).