Conheça a Dona Eladir, a funcionária mais antiga do Sindilegis

Lotada no posto do Senado Federal, Eladir Simplício é a colaboradora que trabalha há mais tempo no Sindilegis

Ninguém pode gabar-se de ser funcionário do Sindilegis desde a inauguração em 1988. Após 30 anos, quem lá esteve e viu os primeiros passos da instituição já não se encontra atualmente entre os funcionários. Porém, há quem colecione anos de currículo. Eladir Simplício é uma dessas pessoas: é a funcionária mais antiga do sindicato com 27 anos de serviço. Tem 72 de idade e toda esta matemática também dá bom resultado em histórias, colecionadas desde 1991.

Apesar do tamanho do setor da Gráfica, no Senado Federal não há dúvidas de quem é Eladir, ou dona Eladir. Não há enganos com nomes, trocas ou dúvidas. Sempre lembrada com carinho pelos colegas que convivem com ela, as maiores qualidades que ela tem, segundo eles, é o jeito doce e atenção com todos.

Amigos e colegas são unânimes em dizer o quanto ela é querida. “Falar sobre a Dona Eladir me emociona, porque ela é uma pessoa extremamente atenciosa, de um coração maravilhoso, do bem. Já são 30 anos de convivência e não me lembro de ter a visto triste, ou cabisbaixa. Ela é sinônimo de alegria” derreteu-se a amiga e servidora Janete Maia do Santos.

Homenageada pela Procuradoria da Mulher do Senado Federal, em 2017, dona Eladir se lembra com saudade dos primeiros anos de Sindicato. “Antigamente o posto do Sindilegis era uma sala pequenininha onde recebíamos os servidores. Lembro que às vezes o cheiro forte dos produtos químicos oriundos do Parque Industrial da Gráfica era insuportável, mas eu tinha prazer em estar lá” conta.

Reconhecimento e dedicação

Em 2018, por conta das comemorações dos 30 anos do Sindilegis, dona Eladir foi homenageada: uma carta de agradecimento e um presente foram entregues pelo presidente, Petrus Elesbão.

E ela não pensa em parar, fazendo 73 anos no dia 10 de outubro. “Na Bíblia diz que o trabalho dignifica o homem. Enquanto eu puder e Deus deixar, estarei aqui. Simplesmente amo trabalhar no Sindilegis”.