Diretor do Sindilegis toma posse no Colegiado Nacional do Cerimonial Público do Brasil

O Tribunal de Contas da União recebeu, na noite de 15 de maio, os membros que irão compor o novo Colegiado Nacional do Cerimonial Público do Brasil (CNCP), para a solenidade de posse dos respectivos cargos da nova gestão. O evento reuniu autoridades e grandes nomes de cerimonialista, profissão incluída recentemente na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).

Na ocasião, também tomaram posse os membros do Conselho Fiscal; de Ética; consultores; e coordenadores e assessores da Presidência. Entre os nomes da nova equipe, que trabalhará no triênio 2015/2018, está o coordenador de comunicação social do Sindilegis para o TCU e membro da Una-TCU, Astrogildo Franco. Ele, que assume como diretor financeiro, mostrou-se emocionado em discurso proferido em sua posse.

“Enquanto não vem a regulamentação, nós, até 1º de maio, éramos tidos como agentes de uma atividade. Com a inclusão na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) da profissão de cerimonialista, nós realmente podemos assumir, até com carteira assinada para aqueles que desejarem, a profissão ‘cerimonialista’, mas a regulamentação é o que de fato, por lei, vai nos trazer a segurança e a garantia, porque a credibilidade já temos adquirido”, revelou.

Para Eduardo Monteiro Rezende, secretário-geral do TCU, o trabalho do cerimonialista é de grande relevância para a entidade, no sentido de transmitir uma boa relação de imagem institucional.

“A imagem das entidades, servidores e autoridades também encontram-se em evidência. Por isso, todo cerimonialista deve estar adequadamente preparado, razão da existência do CNCP, que certamente tem promovido aperfeiçoamento e a constante qualificação desses especialistas em cerimônia e protocolo”, comentou.

A nova presidente do CNCP Brasil, Yvone de Souza Almeida, reforçou o compromisso dos novos membros para com os profissionais de cerimonialismo. “Hoje se deu a posse dessas pessoas que vão estar comigo e com o vice-presidente fazendo todo um trabalho de valorização da categoria de cerimonialistas do Brasil”, comentou.

Compartilhe:

Veja também: