Em ofício, Sindilegis solicita retorno da obrigatoriedade de uso de máscaras na Câmara dos Deputados e no Senado Federal

Diante do aumento do número de casos da COVID-19 nas dependências da CD, Sindilegis encaminha ofício ao presidente da Casa solicitando o retorno da obrigatoriedade do uso de máscara

Na última semana, o departamento médico da Câmara dos Deputados (Demed) registrou um aumento significativo no número de casos da Covid-19. Dezenas de servidores da Casa tem procurado o sistema de saúde para consulta e também para a realização do teste para detecção da doença. Diante disso, o Sindilegis enviou ofício, nesta segunda-feira (30), ao presidente da Câmara dos de Deputados e do Senado Federal, deputado Arthur Lira (PP-AL) e senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), respectivamente, em que solicita o restabelecimento da exigência de uso de máscara para ingresso e circulação nas dependências das Casas Legislativas até que a pandemia seja efetivamente controlada, além da correta implementação e fiscalização de medidas de biossegurança que visem a resguardar a saúde de todos.

O Sindicato acredita ser prudente retomar o uso obrigatório de máscaras por ser irrefutável que esse instrumento de proteção facial ainda constitui uma importante medida de combate à proliferação do vírus, uma vez que, quando utilizadas por todos, diminuem de maneira significativa as chances de contágio, sobretudo por pessoas mais vulneráveis.

Compreendemos que há um desejo natural e comum a todos de retomar, de maneira definitiva, os hábitos de vida pré-pandêmicos. Contudo, esse desejo não pode sobrepor à manutenção da saúde. Diante do crescimento do número de casos na Câmara dos Deputados, faz-se necessário retroceder para evitar um novo agravamento da pandemia, como ocorreu em diversos momentos, nos últimos dois anos, após a flexibilização das normas sanitárias.

Confira o ofício enviado à presidência da Câmara dos Deputados na íntegra

Confira o Ofício enviado à presidência do Senado Federal na íntegra