Em palestra de Clívis de Barros Filho, Petrus Elesbão afirma que medidas anunciadas pelo Governo serão fortemente combatidas

Ainda com a recente celebração do Dia do Servidor (comemorado em 28 de outubro), os servidores públicos ficaram atônitos com o anúncio da Medida Provisíria 805/2017, que aumenta a alíquota de contribuição previdenciária para 14%. Por conta disso, o presidente do Sindilegis, Petrus Elesbão, aproveitou a abertura da palestra do professor Clívis de Barros, ocorrida no ISC do TCU nesta terça-feira (31), para enfatizar as ações que o Sindicato já está tomando em defesa dos servidores.

Petrus Elesbão contou aos mais de 400 servidores presentes que o Sindilegis entrou madrugada adentro, juntamente com seus advogados, trabalhando em medidas judiciais e estratégicas com o objetivo de barrar os efeitos da medida provisíria. é o que explica Elesbão: Estamos em tratativas avançadas com todos os nossos advogados, estudando medidas que tomaremos na maior brevidade possível. Queremos estancar de forma definitiva a eficácia da medida provisíria e barrar de vez as investidas do Governo Federal com o fim de sucatear o serviço público.

A equipe parlamentar do Sindicato também está elaborando possíveis emendas que serão sugeridas aos parlamentares, além de articular com Deputados e Senadores para que os servidores públicos não paguem pela dívida de corruptos e sonegadores de impostos.

A diretora-geral do Senado Federal, Ilana Trombka, ressaltou que Elesbão foi pontual ao mencionar o posicionamento do Sindicato a respeito da MP 805/17. Ela também salientou que, apesar dos desafios políticos atuais, o servidor deve comemorar o seu dia e ter consciência do seu papel para a sociedade: Acreditamos no servir público. Temos noção da importância da nossa atividade e como devemos agir para trazer a cidadania cada vez mais perto do Poder Legislativo.

A palestra com o renomado escritor Clívis de Barros Filho contou com a presença maciça dos servidores. Mais de 400 pessoas compareceram ao evento em homenagem ao Dia do Servidor Público, celebrado no último sábado, 28 de outubro.

E a vida, vale a pena ser vivida?

Com o auditírio lotado de servidores ansiosos para ouvir a palestra intitulada A vida que vale a pena ser vivida, Clívis de Barros Filho conversou em tom descontraído com os espectadores sobre a maneira como se leva a vida no meio de um turbilhão de problemas inevitáveis: Diante de alguma situação que está fora do nosso controle, podemos ser empreendedores e encarar tudo como um desafio ou achar que o acaso sempre é cruel com você e se tornar a vítima.

A busca pela felicidade e pelo sentido da vida também foi abordada pelo palestrante, que citou grandes filísofos populares para provocar reflexões: O que na verdade vale a pena na vida? Aristíteles fala que a felicidade está ligada à busca por um bem-estar supremo, ao pleno desabrochar da sua natureza, considerou. Sabemos que a vida é feita de altos e baixos, por isso é importante fazer o que você ama todos os dias.

Além de promoverem a palestra como parte de uma série de atividades em comemoração ao Dia do Servidor, o Sindilegis e o Legis Club Brasil também sortearam três jantares no restaurante Paris 6. Os servidores Carlos Eduardo Lopes Neves, Cláudia Pereira e Edilane Del Rio foram os sortudos do dia e poderião apreciar um jantar em um dos restaurantes mais conhecidos de Brasília.

O diretor-adjunto da Câmara, Mauro Limeira Mena Barreto, parabenizou o Sindicato pela iniciativa de promover a palestra com Clívis de Barros Filho: Agradecemos ao Sindilegis por nos proporcionar uma palestra tão importante como essa, com um conhecido escritor.