Captura de tela 2025-08-26 141625

Mulheres em Pauta: encontro da Fenale discute combate à violência contra mulher e homenageia Zilneide Lages

A Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Federal, Estaduais e do Distrito Federal (Fenale) realizou um encontro virtual na última terça-feira (26), para debater o combate à violência contra a mulher e prestar uma homenagem a uma importante figura da entidade.

A procuradora-geral de Contas do Ministério Público de Contas de Santa Catarina (MPC-SC), Cibelly Farias, conduziu uma apresentação detalhada sobre o Observatório da Violência Contra a Mulher (OVM-SC). Durante a exposição, foi destacado o papel fundamental do Observatório na coleta de dados, análise de estatísticas e na proposição de políticas públicas eficazes para enfrentar a violência de gênero no estado.

A diretora de Benefícios do Sindilegis e representante da Fenale, Fátima Mosqueira, também participou do evento, reforçando a importância da luta e da união entre as entidades para a valorização e a defesa dos direitos das mulheres.

O encontro contou com a participação de Isadora Tavares, advogada, feminista e defensora dos direitos humanos. Com atuação premiada em projetos de apoio a mulheres e à comunidade LGBTQIA+, Isadora integra a Comissão do Combate à Violência Doméstica da OAB-SC desde 2019 e a Comissão da Diversidade da OAB de São Paulo desde 2020. Sua presença reforçou a relevância do debate sobre a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Um momento de grande emoção também marcou o evento, com a homenagem póstuma a Zilneide Lages, vice-presidente da Fenale, que faleceu no dia 23 de janeiro de 2025. O tributo destacou a dedicação e o legado de Zilneide na causa dos servidores e sua atuação incansável em busca da igualdade e de um serviço público mais justo.

Sindilegis Mais (23)

Celebrando 31 anos de luta: Fenale celebra conquistas em reunião de aniversário

A Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Federal, Estaduais e do Distrito Federal (Fenale) completou, no domingo (22), 31 anos de história e realizou uma cerimônia virtual para celebrar a data. O encontro contou com a participação de dirigentes, entidades filiadas e parceiros, que destacaram a importância da federação na defesa dos direitos dos servidores do Poder Legislativo.

A diretora Interinstitucional do Sindilegis e diretora de Entidades Parceiras da Fenale, Fátima Mosqueira, ressaltou a trajetória da federação e a importância de manter a união em prol dos servidores. “A Fenale é a casa de todos nós, servidores do Legislativo”, afirmou.

Petrus Elesbão, diretor de Benefícios do Sindilegis e vice-presidente da Fenale para o Centro-Oeste, parabenizou os fundadores da instituição e destacou a importância de manter a entidade como referência na defesa dos direitos dos servidores. “Vida longa à Fenale!”, exclamou, desejando sucesso aos diretores e à federação.

O presidente da Fenale, José Eduardo Rangel, em seu discurso, fez um histórico da federação desde sua fundação em 1993 e agradeceu a todos que contribuíram para a construção da “Família Fenale”. “Certamente muitos ainda chegarão para sonhar nosso sonho juntos”, afirmou Rangel, reforçando a importância da união e da luta em prol dos servidores.

Ainda durante a reunião, foi lançada a nova logomarca da Fenale, que celebra os 31 anos da entidade. A reunião foi um momento de celebração e reflexão sobre a trajetória da Federação e seus desafios futuros. A entidade se consolida como uma importante força representativa dos servidores do Poder Legislativo, atuando em defesa de seus interesses e contribuindo para o fortalecimento da democracia brasileira.

WhatsApp Image 2024-03-19 at 15.46.09

Sindilegis participa de videoconferência da Fenale em homenagem ao protagonismo feminino

A atuação das lideranças femininas que compõem a Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Federal, Estaduais e do Distrito Federal – Fenale – foi o foco catalisador do bate-papo promovido, na última terça-feira (20), pela entidade em celebração ao Mês das Mulheres.

O evento – O Protagonismo das Mulheres da Fenale na Sociedade Atual – foi coordenado pelo presidente, José Eduardo Rangel, secretário geral, Nelson Menezes Florisbal, e diretora de valorização da mulher, Mara Valverde. “Estamos aqui para render às devidas honras às nossas mulheres, combatentes aguerridas, que nunca hesitam diante da luta”, refletiu José Eduardo Rangel, presidente da Fenale.

Mais de 30 representantes de diversidades de diferentes associações, sindicatos e outras organizações representativas participaram da videoconferência. As diretoras do Sindilegis, Fátima Mosqueira e Magda Helena, compartilharam sobre o trabalho desenvolvido dentro da instituição.


Entre as ações mais recentes, Mosqueira destacou a campanha “Essa história não é minha, mas poderia ser”. A iniciativa teve servidoras, comissionadas, terceirizadas e estagiárias usando suas vozes para contar relatos de violência e discriminação no ambiente de trabalho que não são suas histórias pessoais, mas que poderiam muito bem ser. Os depoimentos dessas mulheres estão sendo apresentados em totens instalados no Senado e no TCU, em formato de audiobook.

“Além disso, continuamos em articulação com outras associações, inclusive dentro das Casas que representamos. A campanha apresentada este ano surgiu após reuniões com a Procuradoria da Mulher do Senado e o Comitê de Defesa da Mulher contra Assédio Moral ou Sexual, do Tribunal de Contas da União. Esperamos desenvolver futuras parcerias que promovam a igualdade de gênero e o combate à violência”, avaliou Fátima.

A diretora de assuntos parlamentares do Sindilegis, Magda Helena, também ponderou sobre a necessidade de que as propostas sejam ativadas e ampliadas para nível nacional, atingindo todas as esferas da Adminitração Pública, seja municipal, estadual ou federal: “Vejam, por exemplo, a lei do sinal vermelho. Precisamos pensar em políticas públicas de acolhimento e prestação de socorro a todas as vítimas de violência doméstica. Estamos empenhados em implementar iniciativas como essa no país inteiro”. A sugestão apresentada pela representante do Sindilegis à diretoria da Fenale foi acatada com ânimo e os encaminhamentos da ação devem resultar em futuros projetos.

Outra iniciativa apresentada durante a conferência digital, foi a realização do Feirão de Oportunidades – Edição Mulher – em parceria com Clubs, clube de Benefícios do servidor, no dia 9 de março. O evento ofereceu produtos, serviços com descontos, prêmios e palestra motivacional com a influencer fitness, Solange Frazão.

52488419461_fb891fdb25_c-600x400-1

Sindilegis participa do 46º Encontro da Fenale e da 25ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais

O Sindilegis participou do 46º Encontro da Fenale (Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Federal, Estaduais e do Distrito Federal), que ocorreu durante a 25ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), realizada no Recife (PE), entre os dias 9 e 11 de novembro.

O encontro foi conduzido pelo presidente da Fenale, José Eduardo Rangel, que contou com a participação de representantes de entidades sindicais do país. As diretoras do Sindicato Magda Helena e Fátima Mosqueira representaram a entidade no evento, que teve, como principal pauta, manifestações para o arquivamento da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) nº 32, que tramita no Congresso Nacional e trata sobre a reforma administrativa, além do fim da taxação de aposentados e pensionistas.

“Nós temos uma preocupação que já vem desde 2020, quando foi encaminhada pelo Governo essa proposta, denominada reforma administrativa. E nós temos absoluta convicção de que se essa PEC, se vier a ser aprovada, será a completa destruição da estrutura do serviço público. E que vai atingir, principalmente, as camadas mais vulneráveis da população”, destacou Rangel.

Magda Helena, que é diretora de Articulação Política, alertou para a necessidade de união em prol do serviço público: “ É essencial estarmos engajados nessa luta. Nós somos o único país que cobra tributo previdenciário de aposentados e pensionistas.”

O evento também abriu espaço para que os representantes das entidades filiadas pudessem falar sobre a realidade de cada instituição, além dos problemas enfrentados, as conquistas adquiridas e a necessidade de união das entidades para combater as novas propostas que virão. As diretoras apresentaram o trabalho realizado pelo Sindilegis em diversas frentes, desde a atuação pela defesa dos direitos das mulheres, como também todas as estratégias empreendidas em manifestações contra a reforma administrativa.

“É muito gratificante esse momento de troca, em que podemos avaliar o trabalho feito em outras entidades e também nos inspirar com as iniciativas que foram apresentadas”, explicou Mosqueira, diretora Interinstitucional do Sindicato.

Fátima Mosqueira também é diretora de Entidades Parceiras da Fenale e encaminhou sugestão da Presidência do Sindilegis para que as regionais da Fenale atuem junto às assembleias legislativas e iniciem um trabalho de inter-relacionamento com outras entidades públicas ou privadas, seja por meio de reuniões, seja via congressos e fóruns de debate. A ideia é que se fortaleça a atuação de defesa e valorização dos servidores. A diretoria da Federação acolheu a proposta, que recebeu sinalização positiva.

45°-ENCONTRO-NACIONAL-DA-FENALE-1

Sindilegis marca presença no 45º Encontro Nacional da Fenale, que discutiu a valorização dos servidores do Legislativo

Integrantes do Sindilegis participaram nos dias 6, 7 e 8 de julho do 45º Encontro Nacional da Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Federal, Estaduais e do Distrito Federal (Fenale), em Maceió, Alagoas. O evento reuniu dezenas de representantes de entidades das cinco regiões do país sob o lema “Pela Valorização dos Servidores do Legislativo”. Representando o Sindilegis, estiveram presentes o presidente Alison Souza, e os diretores Fátima Mosqueira, Magda Helena, Paulo Cézar Alves e Petrus Elesbão.

O encontro promoveu amplos debates. Entre eles, os “Desafios do Sindicalismo Pós-Reformas” e a defesa pela recomposição salarial dos servidores. Fátima Mosqueira, que é diretora de Entidades Parceiras da Fenale, destacou a importância do encontro. “É fundamental a nossa união em defesa dos direitos do servidor e do serviço público. Durantes esses dias pudemos mostrar a força das nossas entidades e da Fenale, debater a política sindical, estabelecer diretrizes e traças metas para a nossa atuação”, pontuou.

Os representantes das entidades chegaram à conclusão de que os servidores públicos não podem abster-se de lutar por bancadas nas Assembleias Legislativas, na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Nesse sentido, será realizada a campanha “Voto Consciente Entre os Servidores Públicos – Eleições 2022”, com o objetivo de fomentar a participação dos servidores públicos na política brasileira, bem como possibilitar à classe, aos seus familiares, e à sociedade conhecer e escolher candidatos que tenham compromisso com o serviço público, os servidores e os programas sociais.

WhatsApp Image 2021-06-10 at 18.45.23

Fenale realiza 3º Encontro Nacional por videoconferência

Sindilegis marcou presença em evento que debateu a reforma administrativa e os impactos para o servidor público

A Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Federal, Estaduais e do Distrito Federal (Fenale) realizou o 3° Encontro Ordinário do Conselho de Representantes por videoconferência na última terça-feira (9). O presidente do Sindilegis, Alison Souza, a diretora interinstitucional do Sindilegis, Fátima Mosqueira, e o diretor de Benefícios, Petrus Elesbão, participaram da reunião, que debateu temas como a reforma administrativa (PEC 32/2020) e a Emenda Constitucional n° 95/2016 (Teto dos Gastos Públicos).

O evento online, em contexto de pandemia da COVID-19, reuniu representantes de entidades sindicais filiadas e parceiras de servidores legislativos da União, dos Estados e do DF. Um dos resultados da conferência foi aprovação e divulgação da “carta da reunião”, que manifesta a preocupação da Federação e das entidades filiadas com a possibilidade de aprovação da reforma administrativa sem a necessária e exaustiva discussão com a sociedade. Além disso, conclamam as entidades a lutarem pela revogação da Emenda n° 95, que congela o teto de gastos públicos e prejudica os investimentos em áreas essenciais como saúde e educação.

Fátima Mosqueira, que atua como diretora de Entidades Parceiras da Fenale, e também representou o Sindilegis durante a videoconferência, celebrou o sucesso da reunião. “Foi realmente um evento muito proveitoso. Conseguimos trocar experiências, compartilhar estratégias e planejar ações ainda mais firmes diante dos constantes ataques aos direitos dos servidores. Para nós, do Sindilegis, essas parcerias sempre resultam em bons frutos e mostram a força proveniente de nossa união”, refletiu

A carta explica que as medidas previstas nas proposituras “são nefastas para o País e trarão consequências graves para a população, como o aumento do desemprego, da pobreza, da desigualdade social e acesso cada vez mais difícil aos serviços públicos gratuitos de qualidade”. O texto ainda clama pela defesa do Estado democrático de direito com o fortalecimento das instituições e da democracia como único regime possível e necessário ao desenvolvimento da nação brasileira.

O evento também reuniu o Conselho de Representantes da FENALE para a leitura e aprovação de ata da reunião anterior; a leitura e aprovação do Relatório de Atividades da Diretoria Executiva referente ao 1° período de 2021 e apresentação de Relatório Financeiro, do mesmo período; a votação de moções, além da nomeação da comissão eleitoral.

Esse foi o terceiro encontro por videoconferência e o sexto encontro realizado online pela entidade desde que se fez necessário o isolamento social. As reuniões acontecem de maneira frequente para manter as discussões e traçar novas estratégias em virtude do contexto vivido pelos servidores.

José Eduardo Rangel (RJ), presidente da Federação explicou, na abertura da conferência, que o objetivo é “manter as entidades unidas para lutar contra o desmonte do serviço público e contra as proposituras que prejudicam de maneira cruel o servidor”.

CARTA NA ÍNTEGRA

CARTA DO III ENCONTRO POR VIDEOCONFERÊNCIA DA FENALE

SERVIDORES DO LEGISLATIVO DIZEM
NÃO À REFORMA ADMINISTRATIVA

Inicia-se neste momento a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição nº 32/2020 (Reforma Administrativa) na Comissão Especial, após a aprovação de sua admissibilidade na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania, por 39 a 26 votos. Deve-se ressaltar que tal vitória não dá tanta tranquilidade ao Governo e é um alento para a nossa luta, uma vez que em 2019 a mesma CCJC aprovou a Reforma da Previdência por uma margem de votos bastante elástica: 48 sim e 18 não.

Entre as nefastas medidas preconizadas pela PEC 32, podemos elencar o fim da estabilidade dos servidores, fim do regime jurídico único e, portanto, o fim de muitas carreiras e consequentemente o fim da paridade salarial entre ativos e inativos, aumento de nomeações de cargos comissionados em detrimento dos concursos públicos. Além de alterações importantes na configuração do Estado, com a implantação na Constituição do conceito de subsidiariedade, que permite ao Estado transferir sua responsabilidade pela prestação de serviços em áreas como educação, saúde, segurança pública e previdência, entre outras, o que facilitará para que as empresas gerem tudo aquilo que possa dar lucro com a prestação de serviço, ficando para o Estado as atividades onerosas, além de manter funções como fomentar e fiscalizar a iniciativa privada nessas áreas.

O País apresenta hoje mais de 476 mil mortes pela Covid-19, a vacinação segue morosa porque o Governo Federal rejeitou muitas ofertas desde meados de 2020; o desemprego aumenta a cada dia e a fome grassa pelo País inteiro e só não é pior porque há uma rede de solidariedade entre os cidadãos. Há necessidade neste momento de o Governo voltar a pagar o Auxílio Emergencial de pelo menos R$ 600,00, uma vez que R$ 150,00 não é suficiente para as mínimas necessidades da população carente.

Posto isto, a Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Federal, Estaduais e do Distrito Federal – FENALE, e suas entidades filiadas e parceiras, reunidas, durante o seu III ENCONTRO NACIONAL POR VIDEOCONFERÊNCIA, por meio da plataforma Zoom, manifestam seu total repúdio à manutenção da tramitação da Proposta de Emenda à Constituição no 32/2020, que deve ser retirada para que seja exaustivamente discutida com a sociedade, pois se aprovada, mesmo com possíveis alterações por emendas e substitutivos, trará consequências graves para a população, como o aumento do desemprego, da pobreza, da desigualdade social e acesso cada vez mais difícil aos serviços públicos gratuitos.

E, mais uma vez, conclamam todas as entidades representativas de servidores públicos do Brasil a lutarem pela revogação da Emenda Constitucional 95, que determina o congelamento do teto de gastos públicos e vem prejudicando os investimentos em áreas essenciais como a Saúde e a Educação, e novamente clamam pela defesa do Estado democrático de direito, com o fortalecimento das instituições e da Democracia como único regime possível e necessário ao desenvolvimento da Nação brasileira.
As entidades aproveitam ainda a oportunidade para ratificar a FENALE como a legítima e única representante dos Servidores dos Poderes Legislativos Estaduais e Federal do Brasil.

NÃO À REFORMA ADMINISTRATIVA – PEC 32/2020!
NÃO AO DESMONTE DO SERVIÇO PÚBLICO!
NÃO À EMENDA CONSTITUCIONAL 95!
VACINA NO BRAÇO E COMIDA NO PRATO PARA A POPULAÇÃO

Brasil, 9 de junho de 2021.

FENALE
FEDERAÇÃO NACIONAL DOS SERVIDORES DOS PODERES
LEGISLATIVOS FEDERAL, ESTADUAIS E DO DISTRITO FEDERAL

reuniao-fenale-sindilegis

Fenale promove ciclo de palestras em homenagem ao Dia do Trabalhador

Trabalho, governança pública e sindicalismo. Esses foram os temas do Ciclo de Palestras da Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Estaduais e do Distrito Federal (Fenale), realizado na terça-feira (4), em homenagem ao Dia Internacional do Trabalho, comemorado no último sábado (1º). O evento online reuniu representantes de entidades de servidores de todo o Brasil.

 

O encontro virtual contou com três palestras. A primeira apresentação – “A Origem do Trabalho aos Dias Atuais”- foi ministrada pelo deputado Rogério Correia (PT-MG), que é professor e começou aos 19 anos a militância nos movimentos populares e sindicais. A segunda exposição ficou sob a batuta do ministro do Tribunal de Contas da União Augusto Nardes, que trouxe reflexões sobre “Governança Pública”. “O Sindicalismo Pós-reformas” foi o tema da terceira palestra, proferida pelo servidor público e consultor de entidades sindicais Vladimir Nepomuceno.

 

A diretora de Entidades Parceiras da Fenale e diretora interinstitucional do Sindilegis, Fátima Mosqueira, elogiou o nível do debate. “Os palestrantes nos apresentaram informações riquíssimas sobre a história do trabalho, a importância de disseminar boas práticas de governança no setor público, os caminhos e desafios da luta sindical no país. Foi uma troca muito interessante e produtiva”, afirmou.

 

Participaram também do evento o vice-presidente regional Centro-Oeste da Fenale e diretor de Benefícios do Sindilegis, Petrus Elesbão, e a diretora de Assuntos Parlamentares do Sindicato, Magda Helena.

WhatsApp Image 2020-08-17 at 13.59.40

Fenale promove ciclo de palestras em homenagem aos 14 anos de criação da Lei Maria da Penha

Evento online foi um sucesso e contou com a participação da própria Maria da Penha, de parlamentares e de representantes de entidades sindicais de todo o Brasil

 

No último dia 7, a Lei nº 11.340, também conhecida como Lei Maria da Penha, completou 14 anos da sua sanção presidencial. Em homenagem à data de criação da lei que viabilizou e regulamentou mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, a Federação Nacional Dos Servidores Dos Poderes Legislativos Federal, Estaduais e do DF (Fenale) promoveu um ciclo de palestras por videoconferência para debater e refletir sobre  os impactos da legislação na vida de mulheres vítimas de violência e como a pandemia de Covid-19 tem agravado a situação de vulnerabilidade dessas mulheres.

Maria da Penha gravou uma mensagem para os participantes e a vice-presidente do Instituto Maria da Penha, Drª Regina Célia Barbosa, participou como palestrante. Regina falou sobre o aumento dos índices de violência psicológica durante o isolamento social e comparou a prática ao crime de tortura. “Estamos sendo muito procurados pelo Instagram (@institutomariadapenha) e também por e-mail ([email protected]). O atendimento jurídico tem sido muito elevado, mas existem aquelas mulheres que só querem desabafar e não formalizam denúncia, porque têm medo do agressor e estão sendo obrigadas a ficar em casa com ele neste período de pandemia. Estamos intervindo. As vítimas muitas vezes não esperam que o socorro chegue, mas ele está chegando”, explicou.

O evento online contou com mais de 80 participantes, entre dirigentes de entidades representativas e parlamentares de diversas partes do país. A diretora de Benefícios do Sindilegis, Fátima Mosqueira, representou o Sindicato e apresentou as ações desenvolvidas para a promoção de equidade de gênero e combate ao machismo institucional. “O ciclo de palestras foi um verdadeiro sucesso. A criação da Lei Maria da Penha é uma vitória das mulheres brasileiras e fruto do trabalho de servidores do Legislativo de diversos níveis da Esfera Pública, mas passados 14 anos, ainda vemos que existem muitas vítimas deste tipo de violência. Parabenizamos à Fenale e ao seu presidente, José Eduardo Rangel, pelo êxito do evento”, concluiu.

O deputado federal Tadeu Filippelli (MDB-DF) e Irina Storni, Subsecretaria de Enfrentamento à Violência do Distrito Federal são algumas das autoridades que prestigiaram o evento.

Quem é Maria da Penha

Maria da Penha Maia Fernandes começou sua luta pela condenação de seu agressor, o ex-marido em 1983. Apenas 19 anos depois, seu agressor foi condenado, quando faltavam apenas seis meses para a prescrição do crime. Em 7 de agosto de 2006, foi sancionada a lei que leva seu nome: a Lei Maria da Penha, uma importante ferramenta legislativa no combate à violência doméstica e familiar contra mulheres no Brasil.

Maria da Penha é fundadora do Instituto Maria da Penha, uma ONG sem fins lucrativos que luta contra a violência doméstica.

 

WhatsApp Image 2020-07-02 at 17.22.07

Fenale realiza 1º Encontro Nacional por Videoconferência

Sindilegis participa de evento que debateu o impacto dos novos tempos nas relações humanas e sindicais

A Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Federal, Estaduais e do Distrito Federal (Fenale) realizou seu primeiro Encontro Nacional por videoconferência na última terça-feira (30). A diretora de Benefícios do Sindilegis, Fátima Mosqueira, participou da reunião que debateu, em contexto de pandemia da Covid-19, os novos tempos nas relações humanas e sindicais e a importância da defesa da democracia.

O evento online reuniu representantes de entidades sindicais parceiras de servidores legislativos da União, Estados e do DF. Um dos resultados da conferência foi a votação e aprovação da “Carta à Nação”, que expõe o posicionamento da entidade frente à política governamental de desmonte do Serviço Público e a vilanização dos servidores.

O texto explica que “no momento em que muitas decisões têm sido tomadas pelo parlamento brasileiro, de forma apressada e sem a necessária discussão para dar uma resposta à sociedade frente à pandemia, muitos direitos dos servidores públicos vêm sendo violentados, com destaque ao congelamento de salários até o final de 2021, entre outras medidas.

Os servidores têm sido também alvos de ataques por parte de órgãos governamentais, principalmente do titular do Ministério da Economia, Paulo Guedes. Por várias vezes o ministro utilizou adjetivos jocosos para se referir a servidores, taxando-os de ‘parasitas’, ‘saqueadores’, ‘assaltantes’ e ‘inimigos’ da Pátria, com nítida intenção de jogar a opinião pública contra a categoria, justamente neste momento em que a mesma vem demonstrando a importância de um Estado forte no atendimento à população carente, em especial nas áreas da Saúde, da Segurança, da Educação, da Justiça e do Legislativo”.

Fátima Mosqueira representou o Sindilegis durante a videoconferência e celebra o sucesso da reunião. “Foi realmente um evento muito proveitoso. Conseguimos trocar experiências e compartilhar estratégias. Sempre aprendemos muito quando conseguimos ouvir o que cada entidade tem feito diante dos constantes ataques aos direitos dos servidores. Para nós, do Sindilegis, essas parcerias sempre resultam em bons frutos e mostram a força proveniente de nossa união”, refletiu.

A pauta da reunião também previu a leitura e aprovação de ata, comunicação de reposição da Diretoria Executiva, leitura e aprovação do Relatório de Atividades referente ao período novembro/2019 – abril/2020; apresentação de Relatório Financeiro, no mesmo período e apresentação e votação de moções. Além disso, os dirigentes também discutiram a necessidade de se manter o distanciamento social como medida de preservação do sistema de saúde neste momento de pandemia.

A reunião foi o quarto encontro realizado online pela entidade, que procura manter a frequência das discussões, dado o contexto vivido pelos servidores. José Eduardo Rangel (RJ), presidente da Federação explicou, na abertura da conferência que o objetivo da entidade é “realizar o nosso Encontro com a mesma qualidade e dedicação das nossas reuniões físicas”.

Leia a íntegra da Carta à Nação, da Fenale, aqui.

Com informações da Fenale

Renião Fenale

Sindilegis apresenta ações do sindicato durante a pandemia a representantes de servidores de todo o Brasil

 

Lideranças de entidades se reúnem online para compartilhar experiências e refletir sobre o cenário de crise atual

 

O presidente do Sindilegis, Petrus Elesbão, e a diretora de Benefícios da entidade, Fátima Mosqueira, participaram, no último 13, da primeira reunião por videoconferência da Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Federal, Estaduais e do Distrito Federal (FENALE), que contou com a presença de dirigentes de sindicatos e associações de todo o Brasil. No encontro, as lideranças apresentaram as ações que estão sendo realizadas durante a pandemia.

 

“A reunião foi muito importante. Houve uma troca de experiência interessante com os outros estados mostrando toda a dinâmica do trabalho que o Sindilegis está desenvolvendo neste período de reflexão em que estamos nos reinventando”, afirmou Fátima, que é diretora de Entidades Parceiras da FENALE.

 

Ela falou aos integrantes da federação sobre as ações solidárias do sindicato para ajudar a população em situação de vulnerabilidade; o projeto de lives SALVE O SOM para arrecadar recursos para músicos brasilienses e pessoas carentes do DF neste momento de crise; e a coluna #ficaadica, #ficaemcasa, que traz sugestões de livros, filmes, e cuidados com a saúde aos filiados.

 

O presidente Petrus Elesbão, que é também vice-presidente da Região Centro-Oeste da FENALE, discorreu sobre os projetos e as decisões do Sindilegis em defesa dos direitos dos servidores públicos do Legislativo e do TCU.

 

A próxima reunião virtual da federação será realizada na quarta-feira (20/05) com o tema “Propostas e Decisões do Governo – Implicações na Vida dos Servidores Públicos”. O palestrante será Jorge Mizael, bacharel em Ciências Políticas e pós-graduado em Compliance e Governança pela Universidade de Brasília (UnB). Mizael cursou Business Management na Ohio University, é sócio da consultoria Metapolítica e atua na área de Relações Governamentais desde 2011. O evento será aberto aos diretores e associados das entidades filiadas e parceiras da FENALE.

FENALE_card_site_sindilegis

Encontro da Fenale e do Sindilegis debate o impacto da Nova Previdência

 

Entre 15 e 17 de maio, o XLII Encontro Nacional da Federação dos servidores das Assembleias Legislativas de todo o País debate os desafios e perspectivas da reforma

 

Em meio à tramitação da PEC 06/2019 (que modifica o sistema de Previdência Social) na Câmara dos Deputados, o Sindilegis e a Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Federal, Estadual e do DF (Fenale) realizam, entre os dias 15 e 17 de maio, o 42º Encontro Nacional, em Brasília.

 

Com o tema “Previdência Social: Desafios e perspectivas”, o evento terá início com uma Sessão Solene nesta quarta-feira (15), às 9h, no auditório do Interlegis, do Senado Federal. Logo após, a auditora e coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lúcia Fattorelli, fará uma palestra com o tema central do Encontro.

Na quinta-feira pela manhã (16), segundo dia do evento, com o intuito de buscar alterações no texto da reforma, haverá uma visita aos gabinetes da Câmara dos Deputados para realizar a entrega de emendas à proposta.

Programação:

15/05

9h – Sessão Solene – Interlegis

10h30 – Palestra “Reforma da Previdência – Desafios/Perspectivas”

Maria Lúcia Fatorelli – “Auditora Cidadã”

12h30 – Almoço de Boas-vindas

14h – Pinga-Fogo – Comissão da “Carta de Brasília” – Hotel

17h – Reunião da Diretoria Executiva

 

16/05

9h – Visita Protocolar à Câmara dos Deputados (Gabinetes)

Entrega de Emendas à Reforma da Previdência

12h – Almoço – Hotel

14h – Reunião do Conselho de Representantes

Aprovação da “Carta de Brasília”. Aprovação da Ata de 29/11/18; Expedientes, Relatórios de Atividade Nov.18/Abr.19; Prestação de Contas; Estudo de Tesouraria; Aprovação de Moções; Diversos; Comissionados; Frente Parlamentar Mista.

17/05

9h – Assembleia Geral Extraordinária

Reforma Parcial do Estatuto

12h – Almoço

Reforma Parcial do Estatuto (continuação)

Entrega de Certificados – Encerramento