Inúmeros servidores lotaram o auditírio do Interlegis, na manhã desta quinta-feira (30), para participar o talk show promovido pela Secretaria de Informação Legislativa do Senado, com o tema: Futuro, Inovação e Gestão de Mudança no serviço público. O evento lançou um olhar sobre as novas formas de trabalho e como os servidores podem aperfeiçoar processos dentro desse cenário de revolução tecnolígica vivenciada pelo mundo.
O talk show foi apoiado pelo Sindilegis e trouxe os especialistas Sephora Lilian, assessora empresarial do Banco do Brasil, que falou sobre Cultura de Inovação e Futuro do Trabalho; e Gino Terentin, consultor de organização e estratégia da Caixa Econômica Federal, que abordou o tema: Os três grandes desafios para a inovação na era da transformação.
Sephora Lilian iniciou o evento chamando a atenção para a necessidade de se discutir o futuro do trabalho. A especialista falou sobre tendências no mercado, como a economia colaborativa e também sobre a necessidade do serviço público se adequar a essa nova realidade.
Não vivemos uma Era de mudança, mas estamos passando por uma mudança de eras. A tecnologia trabalha com curva exponencial e o serviço público precisa se adaptar às mudanças ocorridas em toda sociedade, explicou Lilian.
Gino Terentin deu prosseguimento aos trabalhos falando sobre a cultura defasada das organizações e como elas impedem a evolução e o desenvolvimento de novas estratégias no serviço público. Segundo ele, muitas das decisões tomadas são feitas no modo automático, sem um motivo real por trás.
O palestrante ainda falou sobre os profissionais do futuro e as habilidades que eles precisam ter: O analfabeto do século 21 não é aquele que não é capaz de ler e escrever, mas aquele que não é capaz de aprender, desaprender e reaprender.
João Vítor Moreno, analista legislativo do Senado Federal e um dos organizadores do evento, explica o motivo de levar o talk show aos servidores da Casa. Nís buscamos uma iniciativa que alcançasse o nível de conscientização da importância do uso dessas inovações e dessas tecnologias para o avanço do serviço público, ressaltou Moreno.
Para o presidente do Sindilegis, Petrus Elesbão, o evento trouxe luz para um tema de extrema relevância para o aperfeiçoamento do serviço público. O Sindicato apoia esse tipo de iniciativa, pois entende que a sociedade está vivenciando uma importante e drástica revolução, que precisa ser estudada e internalizada dentro do serviço público, avaliou.
A iniciativa do evento foi realizada por meio do apoio de servidores de diferentes áreas do Senado Federal, que formou uma rede colaborativa de inovação dentro da Casa. A ideia é que outros eventos similares ocorram ao longo do ano.